O mundo da Logística pós-pandemia enfrenta um conjunto de desafios de várias índoles. Para que, durante o período de confinamento, não houvesse escassez de produtos, o transporte de mercadorias e a cadeia logística e de abastecimento tiveram de se manter firmes e a funcionar plenamente. Os key players e as associações do setor mantiveram-se conscientes da importância de fornecer o máximo de garantias, principalmente ao nível das principais indústrias: alimentar, farmacêutica e retalho.
O pacote de medidas adotado pela Comissão Europeia (CE) proporcionou um alívio significativo do setor dos transportes, resolvendo problemas práticos e diminuindo encargos administrativos. Desta forma, foi assegurado que, com todas estas medidas, o setor dos transportes vai ajudar a movimentar, novamente, a economia.
Neste período de lenta recuperação da crise sanitária de covid-19, o comércio eletrónico veio registar um grande aumento, estando os portugueses cada vez mais recetivos à compra online. Na perspetiva da Logística, este facto pode ser visto como um aumento exponencial a nível do volume de entregas, e como uma hipótese de reinvenção dos negócios, num período que é desafiante.
Os setores da Logística, Transportes e Embalagem estão a preparar-se para um salto tecnológico gigante. O mundo não estava preparado para lidar com uma pandemia e, por isso, a tecnologia foi e continua a ser o motor de salvação desta crise. A inovação trará mais fluidez nos processos de trabalho, diferentes métodos de organização de equipas, automação dos transportes e, finalmente, um melhor funcionamento das cadeias de distribuição e mercadorias.
O mundo nunca mais será o mesmo e, por isso, temos de nos adaptar à nova realidade. Assim, principalmente nos setores da Logística, dos Transportes e da Automação, as feiras profissionais desempenharão um papel fundamental e poderão ser a chave para reativar a economia. Sabemos que as circunstâncias atuais estão longe de ser ideais e os tempos são atribulados, mas as vantagem de estar presente numa feira profissional são inúmeras. Os players necessitam, agora mais do que nunca, de estar próximos de uma audiência completamente especializada, de ter contacto direto com potenciais clientes, devidamente interessados nos produtos, e ter uma feira com 100% de expositores profissionais, com visitantes 100% profissionais, com conferências lideradas por especialistas na área e showrooms, é uma oportunidade que outro tipo de canais não consegue oferecer. Preparar o futuro, de forma a chegar ao sucesso, passa por marcar presença numa feira profissional, porque o contacto olhos nos olhos, aquele que é necessário para concretizar negócios, não pode ser substituído por eventos online.
Nos dias 23 e 24 de setembro, na Exponor, a Empack and Logistics & Automation Porto vai ter demonstrações das mais recentes inovações nos setores do Packaging e Logística. O evento vai reunir os keyplayers do mercado português, durante dois dias, os melhores casos de estudo, speakers, conteúdos e demonstrações, dando a conhecer às empresas as mais recentes inovações, que poderão contribuir consideravelmente para a construção do seu futuro e sucesso. Relativamente às normas de segurança e higiene para visitantes e expositores, a Empack seguirá todas as diretrizes das entidades de saúde pública e governamentais.
Raquel Carboneras,
Head of Cluster Easyfairs