PPG faz investimentos significativos na área logística

PPG faz investimentos significativos na área logística

11 de Março de 2014

A PPG está a investir ao nível de EHS (Environment, Health and Safety) na área da logística, bem como a implementar um novo ERP e WMS da SAP, entre outros projectos de grande dimensão, nomeadamente, a alteração de fornecedores e de embalagens.

Em termos de EHS, Marco Castanheira, Portugal logistics manager da PPG Architectural Coatings EMEA / Tintas Dyrup, em declarações à Logística Moderna, aponta, como exemplo, a implementação de um novo layout da central logística, tendo como objectivo “eliminar os lugares de picking considerados como ‘trabalho em altura’”, o que irá permitir “eliminar a utilização de equipamentos de segurança (aumentando a mobilidade do operador) e diminuir o risco na tarefa de picking”.

O responsável destaca ainda a implementação de um sistema de segurança “Truck & Vehicle Restraints para os 10 cais da central logística. Este sistema tem como função “‘prender’ a galera/viatura ao cais, enquanto este está a carregar ou descarregar”.

Marco Castanheira acrescenta também a implementação de um dispositivo de segurança “Trailer Stabilizing Jacks”, o qual “consiste num ‘macaco’ para colocar à frente da galera quando esta está encostada ao cais sem tractor”.

Por fim, salienta “o forte investimento na substituição faseada de toda a iluminação dos nossos armazéns com a mudança para leds”. Esta aposta, “além de uma maior iluminação, em termos de custos será um investimento pago num curto prazo”.

Como refere “estes investimentos estão em linha com a prioridade da PPG em todo o mundo”, ao nível da “segurança dos seus colaboradores e de terceiros dentro das suas instalações”.

Além destes projectos, a empresa está a implementar um novo ERP e um novo WMS da SAP. “O arranque do SAP em Portugal está previsto para Janeiro de 2015”. Marco Castanheira esclarece que “com o SAP, a Dyrup/PPG passa a ter o ERP standard das fábricas PPG em todo o mundo”.

Quanto às tecnologias utilizadas nos armazéns da empresa, o responsável destaca ainda “o constante investimento na renovação de equipamentos do nosso sistema de voice picking, implementado em 2008 na central logística e nos centros de distribuição”.

A implementação de processos logísticos standard na PPG levou a alterações de grande dimensão, nomeadamente, “a alteração de fornecedores e a alteração de novas embalagens”, refere, acrescentando que “tivemos também alterações de pequena dimensão, mas igualmente importantes, na redução de custos e optimização de meios, por exemplo, a utilização de ½ palete para reduzir custos de transporte – principalmente para clientes de exportação e ilhas”, esclarece.

Para 2015 está também a ser estudada a implementação de projectos lean. No entanto, “neste momento, estão numa fase embrionária”.

Marco Castanheira destaca, por fim, “o forte investimento realizado todos os anos pela Dyrup na manutenção das máquinas de movimentação de cargas e das estantarias, através de contratos de manutenção preventiva para garantir a segurança e produtividade dentro das nossas instalações”.

Written by