Portugal e Marrocos fecham acordo de cooperação portuária
3 de Setembro de 2016
Portugal e Marrocos assinaram um acordo de cooperação portuária com o objectivo de competir com os portos do Norte da Europa. O documento, assinado recentemente em Lisboa, fornece as bases de um desenvolvimento conjunto para que o Sul da Europa e os países mediterrânicos se constituam como uma alternativa logística aos grandes portos do Norte da Europa como Roterdão ou Amberes.
Desta forma, os dois países aproveitaram o seu posicionamento geográfico na ligação entre o Mediterrâneo e o Atlântico para atrair mais tráfego e intercâmbios comerciais, convertendo-se em complementares e não como concorrentes.
O acordo favorecerá, entre outros aspectos, a implementação e desenvolvimento de empresas portuguesas, tanto portuárias como de logística, em Marrocos. Além disso, importa referir que mais de 100 empresas já operam no país e as exportações de Portugal com destino a Marrocos cresceram 18,5% em 2015, o que torna o país como o segundo sócio estratégico em África, depois de Angola.
Além disso, as administrações pretendem potenciar as associações entre empresas tendo em vista a firmar uma estratégia de industrialização e desenvolvimento portuário, a qual também contempla a formação de associações público-privadas.