Portugal e Espanha querem impulsionar corredor Atlântico
11 de Junho de 2014
As regiões Centro e Norte de Portugal, bem como as regiões espanholas de Castela e Leão, Galiza e Astúrias, que constituem a macro região do Sudoeste europeu, apresentarão este mês um projecto para impulsionar o corredor atlântico como eixo de desenvolvimento e progresso associado ao transporte e à logística.
De acordo com a imprensa especializada espanhola, as iniciativas que se estabeleçam poderão receber fundos do novo apoio financeiro 2014-2020, através do mecanismo “Conectar Europa”, o que se constitui numa “excelente oportunidade para desenvolver o eixo Atlântico, incluído a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T).
De salientar que o fundo europeu “Conectar Europa” destina 31,7 mil milhões de euros para projectos de infra-estruturas, sobretudo ao nível de modos de transporte mais ecológicos e sustentávies, que facilitem a troca entre o Este e o Oeste da União Europeia.
O corredor pretende fazer a ligação entre 12 países, abrangidos pelo Atlêntico, cuja área de influência representa 30% e 40% do PIB da zona euro.