Portos de Douro e Leixões implementa sistema de suporte à integração de dispositivos móveis
25 de Outubro de 2016
A APDL implementou um sistema de suporte à integração de dispositivos móveis pessoais na sua rede local. A solução instalada pela Decunify assenta em duas ferramentas da Cisco, a Identity Services Engine e a Prime, para sustentar a política de BYOD (Bring Your Own Device) adoptada pela organização, avança o site especializado “Computerworld”.
Segundo refere, “a plataforma abrange os acessos por cabo e via Wi-Fi, permitindo que se estabeleçam políticas de segurança e que sejam automatizados os processos de integração dos dispositivos na rede de comunicação”. O desafio surge da multiplicidade de dispositivos que entram diariamente na APDL. A gestão dos acessos, das ligações, da segurança dos utilizadores é cada vez mais complexa. “Havia, pois, que encontrar um mecanismo que fizesse a gestão da rede e dos acessos, permitindo estabelecer políticas de segurança e de permissões de forma unificada e centralizada e que automatizasse os processos de integração dos dispositivos na rede de comunicações“, explica Filipe Martins, responsável da divisão de sistemas e tecnologias da direcção de sistemas de informação da APDL.
As duas plataformas Cisco introduzidas são complementares. O ISE – Identity Services Engine é uma ferramenta de gestão e controlo de acesso unificado a redes de dados, e o Cisco Prime, uma ferramenta de gestão, controlo, monitorização e visibilidade para redes. O ISE faz a gestão das autorizações e a aplicação das políticas de controlo de acessos à rede e aos serviços que esta disponibiliza.