O Porto de Sines recebeu no dia 26 de Abril, o navio “Eagle Brasília”, um dual-fuel Aframax, que tem a particularidade de ser movido a GNL – Gás Natural Liquefeito. Em comunicado, a administração do porto diz que «é muito rara a utilização deste combustível em navios tanque, nomeadamente no que respeita aos navios que transportam produtos petrolíferos».
O navio “Eagle Brasília”, proveniente do porto de Sullom Voe, no Reino Unido, atracou no Terminal de Graneis Líquidos para proceder à descarga 100 mil toneladas de crude para a refinaria de Sines. O navio tem um comprimento total de 250 metros e cerca de 44 metros de largura, apresentando um calado máximo de 15,1 metros.
A utilização do gás natural como energia de transição para energias renováveis, por ter menor impacto no meio ambiente, tem sido apontada como uma alternativa e hoje já é o combustível utilizado por alguns dos novos navios, desde os RoRo-Pax (ferries), a navios de contentores passando pelos navios tanque.
Sines foi recentemente palco do primeiro abastecimento de combustível de bancas a navios, utilizando GNL (na modalidade TTS – Truck to ship), efectuado em Portugal Continental, «o que atesta a capacidade desta infraestrutura portuária para garantir este tipo de operações». Também em Sines está localizado o único terminal do país preparado para movimentar Gás Natural Liquefeito.