Porto de Setúbal participa no projecto europeu de segurança e transparência das cadeias logísticas

Porto de Setúbal participa no projecto europeu de segurança e transparência das cadeias logísticas

28 de Outubro de 2014

O porto de Setúbal, no âmbito do 7º programa quadro, participou no mais moderna projecto europeu de segurança e transparência das cadeias logísticas globais. Este projecto de demonstração e inovação, designado Cassandra (Common Assessment and Analysis of Risk in Global Supply Chains), visou “incrementar a eficiência das cadeias logísticas conviáveis por via da visibilidade e da cooperação enter actores dessas cadeias”. 

 

Dotado de 15 milhões de euros de orçamento e constituído por um consórcio de cerca de 30 entidades parceiras oriundas de múltiplos campos do conhecimento, investigaram conjutamente formas de agilizar os fluxos internacionais de contetores. Seleccionaram-se três corredores de abastecimento utilizados como demonstradores reais, living-labs ligando a Ásia à Europa, Europa aos EUA e a África à Europa, nos quais foi possível evidenciar que a cooperação e a partilha de informação credível entre entidades públicas e privadas assentes na harmonização tecnológica e na confiança mútua favorece o equilíbrio entre a facilitação comercial e a selecção criteriosa dos contentores de maior riscto.

No âmbito das respectivas competências, além da GMV parceira tecnológica, promoveu-se a articulação local com a AT, AICEP, Sadoport, Orey, Tarros Line, empresas exportadoras, transportadoras, Autoridade Marítima e Autoridade de Saúde. Este projecto permitiu ao porto de Setúbal partilhar o know.how e tecnologia inovadora que poderá ser “particularmente útil quando aplicado às cadeias logísticas nacionais e em particular se alargada ao espaço geopolítico da CPLP”, avança o porto de Setúbal em comunicado.

 

Written by