O Porto de Lisboa registou um aumento de 6,2% no total de mercadorias e um total de 2,263 milhões de toneladas de carga movimentada, no primeiro trimestre de 2021. Estes resultados são animadores, depois de um «difícil ano de 2020».
Conforme adianta a administração do Porto de Lisboa, na base da retoma está a carga contentorizada, com um crescimento homólogo de 20,7%, e os granéis sólidos, também com um aumento de 9,3% face a 2020.
Entre janeiro e março deste ano todos os terminais especializados de contentores reportaram variações positivas acima dos 5%, e o TCSA-SOTAGUS, em particular, um crescimento de 43% no número de movimentos.
De referir ainda o aumento de 27% de toneladas de mercadoria embarcada em contentores, nos terminais do Porto de Lisboa, face ao primeiro trimestre de 2020, «confirmando o renovar da aposta em Lisboa, por parte das empresas exportadoras».
O Terminal de Granéis da Trafaria-Silopor, registou um aumento de 52%, maioritariamente respeitante ao desembarque de milho, e o Terminal Cimenteiro de Alhandra-Cimpor um aumento nas quantidades de clínquer embarcadas, com uma variação de 159%, comparativamente a 2020.