O novo Polo Logístico Transinsular Açores, uma nova infraestrutura do grupo ETE, foi inaugurado ontem em Ponta Delgada, São Miguel. A nova estrutura concentra toda a sua actividade logística num único local, próximo da zona portuária e do aeroporto, permitindo «uma maior rapidez e eficiência na resposta às trocas comerciais da região».
Sendo 85% da carga recepcionada e enviada por via marítima e 10 a 15% por via aérea, o contributo do novo Polo Logístico, que será importante para o «desenvolvimento da economia local, nomeadamente para as PME locais nos seus vários sectores de actividade», adianta o grupo.
Este polo logístico veio «reforçar as sinergias locais entre as empresas do GRUPO ETE a operar em Ponta Delgada – Transinsular e ETE Logística», segundo a empresa «bem como permitir a criação de novas sinergias com parceiros locais, o que terá reflexos positivos na operação logística, no tratamento e acondicionamento de carga e no aumento da capacidade de resposta dos serviços prestados. Também a respectiva integração e concentração destes serviços num só local, facilitará toda a cadeia logística».
Grupo ETE consolida crescimento nos Açores
Com uma área superior a 12 mil m2, esta estrutura dispõe de um parque de contentores, com serviços de reparação e lavagem, de um armazém, com mais de 2000m2, «dotado das mais modernas infraestruturas, com elevada capacidade de recepção de carga e de armazenagem», incluindo cais desnivelados, bem como valências de frio – positivo e negativo – característica esta que será essencial para o escoamento dos produtos oriundos dos Açores, nomeadamente produtos frescos (lacticínios e carnes).
A concentração de toda a actividade logística num só local irá «facilitar a circulação de todo o tipo de cargas», o que representa um acréscimo de, pelo menos, 15 por cento na carga movimentada, face à estrutura anterior.
O grupo adianta que a maior parte das cargas são provenientes de Lisboa e do Porto, para onde são igualmente expedidas grande parte das mercadorias regionais, pelo que o polo logístico de Ponta Delgada irá «incrementar a distribuição de mercadorias provenientes e com destino às demais ilhas do arquipélago». Este investimento vem assim consolidar o crescimento da operação do grupo ETE na Região Autónoma dos Açores que fez saber que continua a deter as antigas instalações. Está a ser estudada a possibilidade de virem a ser reconvertidas em armazém exclusivo de Frio constituindo assim uma extensão do novo polo Logístico, «permitindo aumentar de forma significativa a sua capacidade de distribuição no arquipélago».