A Pescanova anunciou que juntou seis novos barcos de pesca à sua frota, passando a deter um total de 65 barcos. Destes novos seis barcos, três deles (Ponta Matirre, Ponta Macalonga e Ponta Timbue) são para a captura do Camarão de Moçambique. Já para a Pescada da Namíbia, juntam-se os outros 3 novos barcos (Lalandii 1, Novanam One e Novanam Two).
Os 3 novos barcos com destino a Moçambique têm 32 metros de comprimento e os restantes 3 que rumam à Namíbia têm 50 metros de comprimento. Estão ambos equipados com a última geração de motores de alta eficiência energética, «o que lhes garante um alto desempenho, consumo e emissões reduzidas, para além de grandes melhorias no sistema de processamento do pescado a bordo e maior conforto para a tripulação», diz a empresa. A realidade virtual foi utilizada como ferramenta para a concepção dos barcos, um processo pioneiro no sector.
Com a frota reforçada, a Pescanova conta actualmente com 2.000 tripulantes, dos quais 100 capitães.
Com esta frota, a Pescanova mantem o seu compromisso com 10 dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), especialmente os que estão relacionados com a produção e consumo responsáveis, inovação, a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marítimos, assim como a contribuição para o desenvolvimento económico e social das comunidades.