A ANP (Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha) rumou até China, onde está a marcar presença na 23ª edição da feira empresarial FHC 2019 que decorre até amanhã em Xangai. A Transitex foi responsável pelo transporte das primeiras peras rocha a entrar neste país.
Com esta presença, a ANP espera preparar a entrada de pêra portuguesa neste mercado, apesar de não existir ainda uma convenção bilateral que permita a importação e consequente introdução ao consumo deste produto, de forma oficial, em território chinês.
Segundo comunicado, a entrada de 80kg de pêra-rocha para o evento foi autorizada pela China a «título excepcional» devido à FHC. Sobre esta operação, Tiago Brito, country manager da Transitex China, explica que: «A equipa Transitex encarregou-se de toda a gestão da cadeia de abastecimento, nomeadamente da logística, transporte aéreo, documentação, desalfandegamento e respectivos procedimentos de quarentena e inspecção em Xangai, até ao recinto da feira, sempre em atmosfera controlada.»
A Transitex espera que este seja um primeiro passo no processo de abertura do mercado chinês à exportação de pêra-rocha, processo no qual pretende ser um parceiro dos produtores portugueses.