Operações da Nestlé em Portugal obtêm triplo certificado pelo Bureau Veritas

A Nestlé Portugal viu certificadas todas as suas operações – as fábricas de Avanca e do Porto, o Centro de Distribuição de Avanca e a sede, em Linda-a-Velha – com a tripla certificação do Bureau Veritas, em Qualidade, Segurança e Meio Ambiente.

Para a empresa, esta tripla certificação vem reconhecer «o compromisso Nestlé na melhoria contínua dos seus serviços, que possuem uma gestão integrada, baseada no Sistema de Gestão Nestlé (NMS) para qualidade, segurança, saúde e meio ambiente, alinhado com as normas ISO correspondentes».

Para que esta certificação fosse possível foi necessário passar por um processo de auditoria do Bureau Veritas nas certificações ISO 45001:2018 de segurança e saúde ocupacional, 14001:2015 de meio ambiente e 9001:2015 de qualidade.

«O novo sistema de gestão permitiu à Nestlé alcançar um maior compromisso de liderança, ter uma abordagem mais ampla e baseada na análise de riscos para a qualidade, segurança e gestão ambiental, bem como alcançar maior satisfação por parte do cliente. Este sistema também nos proporcionou uma forma segura de trabalhar para a consolidação de todos os requisitos e práticas, bem como para a simplificação de todos os processos», afirmou Miquel Serra, director de produção da Nestlé para Portugal e Espanha.

Esta é a primeira certificação da Nestlé Portugal integrada sob os três referenciais ISO. Até agora, cada fábrica obtinha-os individualmente. «Como tal, o reconhecimento concedido pelo Bureau Veritas representa um avanço na unificação do sistema de gestão para centros de produção certificados». Desta forma, a Nestlé reforça a sua eficiência e a dos seus processos, a par com o seu compromisso com a qualidade e segurança, junto dos seus colaboradores e dos consumidores. «Sendo esta também uma forma de partilhar valor com as comunidades onde a empresa se insere e cuidar do ambiente que a envolve, no cumprimento contínuo do propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável», assegura a empresa.

A ISO 45001 introduz desenvolvimentos no sistema de segurança e gestão de saúde ocupacional da Nestlé, reforçando o contexto ao qual se propõe, bem como a participação de stakeholders na liderança, assim como o de colaboradores e fornecedores. O objectivo é evitar e reduzir acidentes de trabalho. Já o ISO 14001 destaca a preocupação com o meio ambiente, defendendo a produção sustentável e a minimização da pegada de carbono. Estes são igualmente princípios que também se adequam aos padrões de qualidade de produtos e serviços da Nestlé, endossados pela ISO 9001.

Written by