A Ocean Network Express (ONE) anunciou a concessão da Aprovação em Princípio (AiP) para um navio bicombustível a amónia. Juntamente com o investimento em 12 navios movidos a metanol, este é mais um marco para a ONE na sua viagem em direção à neutralidade até 2050.
O navio de 3.500 TEU, recentemente premiado com o AiP, foi desenvolvido em conjunto pela ONE, Nihon Shipyard Co. (NSY) e a sociedade de classificação DNV, como parte de um projeto de desenvolvimento conjunto estabelecido no final de 2022 entre as três partes.
A ONE tem vindo a estudar a viabilidade da amónia como combustível alternativo para emissões zero, de acordo com o roteiro para combustíveis alternativos que foi desenvolvido pela ONE em 2022. Em conjunto com o roteiro, a ONE participou num estudo de segurança piloto de abastecimento a amónia liderado pelo GCMD.
“A amónia é definitivamente um dos principais focos da nossa investigação, uma vez que o combustível da amónia tem um grande potencial de gerar menos emissões de GEE do que os combustíveis marítimos convencionais. Estamos satisfeitos por termos feito este progresso e vamos continuar o nosso estudo sobre a amónia”, afirmou Koshiro Wake, Vice-Presidente Sénior do Departamento de Estratégia Empresarial e Sustentabilidade da ONE.
“A amónia é um dos futuros combustíveis marítimos promissores com grande potencial para descarbonizar o transporte marítimo. Estamos confiantes de que as regras da DNV para a amónia ajudarão os nossos clientes a adotar, com segurança, este novo tipo de combustível assim que a infraestrutura estiver instalada. Estamos gratos aos nossos parceiros JDP por nos confiarem este projeto pioneiro que ajudará toda a indústria marítima a adotar a amónia como combustível marítimo”, disse Cristina Saenz de Santa Maria, Gestora Regional do Sudeste Asiático, Pacífico & Índia, Marítimo da DNV.
A Estratégia Verde da ONE estabeleceu um objetivo de atingir emissões líquidas zero de GEE, abrangendo os tópicos 2 e 3 até 2050. Para atingir este objetivo, a transição de combustíveis convencionais para combustíveis alternativos é definida como o principal pilar das iniciativas verdes da ONE. A ONE diz que irá continuar a estudar combustíveis alternativos à medida que se esforça para se tornar net-zero até 2050.