Olbo&Mehler reestrutura unidade em Landim e reduz desperdício em 30%
14 de Junho de 2016
A Olbo&Mehler está a desenvolver um projecto de reestruturação do seu processo produtivo na unidade de Landim, Famalicão.
A empresa pretende, desta forma, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos seus produtos. Com a conclusão deste projecto, desenvolvido em parceria com o Kaizen Institute Portugal, a empresa prevê elevar a produtividade global em 17%. O projecto deverá estar concluído em Janeiro de 2017.
A parceria das duas empresas iniciou-se com a análise da situação de partida, tendo sido mapeada a totalidade da cadeia de valor. Deste trabalho de campo, segundo o Kaizen, foram ressaltadas oportunidades de melhoria a nível do desenvolvimento de standards de trabalho, comunicação, monitorização diária dos indicadores e gestão visual.
O plano traçado abrange várias áreas da empresa e contempla a implementação de soluções técnicas como SMED (que contribuirá para a redução de cerca de 30% dos tempos de mudança na secção da tecelagem) e a ferramenta de qualidade Kobetsu Kaizen de combate ao desperdício. O projeto pressupõe, também, o dimensionamento de matérias-primas e produto acabado, a normalização do trabalho de logística interna e a implementação de todo um sistema de melhoria e de cultura de melhoria contínua no seio da organização.