Numa era de pleno emprego…como mantemos a máquina a funcionar?

A taxa de desemprego tem vindo a baixar desde de 2013 e, nos últimos 4 anos, desceu de 10.8% para 6.8% (taxa do primeiro quarter de 2019). São números que mostram uma economia mais forte e em crescimento, em que o mercado se torna mais dinâmico e em que o salário médio cresce.
O desafio deste ambiente económico passa por uma deslocalização de pessoas, por uma readaptação de funções e por eliminar limitações de perfil como a idade ou mesmo alguns dos conhecimentos preferenciais. Como consequência, as empresas irão sentir um incremento dos seus custos de formação, pessoal e de recrutamento, por forma a conseguir os recursos necessários às suas atividades. Neste setor, manter cooperação com empresas especializadas em áreas de formação e com uma forte componente de recrutamento irá demonstrar-se fundamental para garantir uma resposta eficaz a esta nova condição que não se prevê ser alterada nas estimativas do Banco de Portugal, que avança com 5,2% em 2021.
Atualmente, existem zonas do país com situações de quase “pleno emprego”, principalmente onde existe uma concentração de empresas de retalho e logística, onde se disputa pela mão-de-obra e onde a resposta a picos de produção é um verdadeiro desafio de gigantes. Neste cenário, a cooperação para desenvolver soluções, a otimização de tarefas e a aposta em empresas com um “músculo” de recrutamento fará a diferença. Muitas das empresas no setor logístico recorrem intensamente a empresas de recursos humanos para efetuar a procura de mão-de-obra, mas poucas trabalham na otimização dos seus processos e no controlo da produtividade das equipas, o que origina um esforço acrescido no controlo das suas atividades.
É neste cenário que a Adecco Outsourcing trabalha com os seus clientes, pondo ao seu serviço um “músculo” de recrutamento e uma equipa de gestão operacional experiente e que trabalha no dia-a-dia na resposta necessária às suas atividades. Trabalhamos na otimização dos processos, no controlo da produtividade e na retenção dos colaboradores, numa ótica de parceria com os nossos clientes.

Sérgio Duarte
Diretor de Outsourcing
Adecco Portugal

Written by