A Mazda Motor Corporation iniciou, no passado dia 18 de Janeiro, a produção do SUV Mazda CX-50, modelo destinado ao mercado norte-americano, na Mazda Toyota Manufacturing, U.S.A., Inc., uma nova unidade de produção construída em parceria com a Toyota Motor Corporation em Huntsville, no estado norte-americano do Alabama. O CX-50 é o primeiro veículo da Mazda a ser produzido naquela fábrica.
Com o arranque da produção na nova fábrica, equipada com a «mais recente tecnologia desenvolvida através do conhecimento partilhado de ambos os construtores», a Mazda implementou um sistema de produção e abastecimento que permite a «entrega atempada, aos seus clientes, de produtos de elevada qualidade», afirma a empresa em comunicado.
A Mazda Toyota Manufacturing (MTM) é uma joint venture estabelecida entre os dois fabricantes de automóveis, tendo uma capacidade anual de 300.000 veículos (150.000 unidades para cada marca). A MTM foi concebida como parte de uma colaboração mais abrangente entre a Mazda e a Toyota, que inclui o desenvolvimento partilhado de tecnologia para veículos eléctricos e conectados, bem como para avançados sistemas de segurança.