A NOS e a SUMOL+COMPAL apresentaram dia 10 de Novembro a primeira fábrica 5G em Portugal. Integralmente coberta com a quinta geração de comunicações móveis da NOS desde Março de 2021, a fábrica da SUMOL+COMPAL em Almeirim dispõe desde então de soluções tecnológicas sobre 5G com «capacidade de transformar e tornar mais eficientes as operações da empresa numa escala que até hoje não era possível», adianta a empresa em comunicado.
O 5G traz consigo a capacidade de transformar processos industriais e materializar cadeias logísticas mais optimizadas, eficientes e seguras, «elevando assim a eficiência e produtividade das empresas a novos patamares». Nesta unidade de produção SUMOL+COMPAL, com uma área de 70.000 m2 e onde são processadas anualmente cerca de 25 mil toneladas de fruta, as duas empresas parceiras estão a implementar duas abordagens pioneiras, assentes em 5G. Por um lado, vão conectar todas as linhas e obter informação em tempo real do processo produtivo e por outro lado, irão utilizar a realidade aumentada e aplicá-la às operações de manutenção preventiva das máquinas das linhas de enchimento e embalagem Tetra Pak.
De acordo com Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS, «o 5G já é uma realidade e a sua aplicação será o principal acelerador daquilo que é a indústria 4.0, e um elemento-chave para a competitividade das empresas nacionais em todas as áreas em que actuam. As características ímpares da quinta geração de comunicações móveis permitem-nos aplicações inovadoras e que aportam importantes ganhos de eficiência, como a SUMOL+COMPAL já está a comprovar, diariamente, e comprovará ainda mais num futuro que se espera ainda mais digital.»
Já Jaime Alves Cardoso, Administrador da SUMOL+COMPAL, diz que a SUMOL+COMPAL continua a investir em tecnologia nas suas operações, para responder cada vez melhor aos desafios do mercado e continuar a desenvolver produtos inovadores e aumentar a eficiência e a rapidez de resposta nas operações do dia-a-dia. «Consideramos que estes são elementos críticos para construir competitividade na indústria de grande consumo e sabemos que a tecnologia 5G vem transformar as regras do jogo. Este projecto utilizará a tecnologia 5G para impactar o funcionamento das nossas linhas de produção da fábrica de Almeirim ao permitir tratar informação em tempo real e agir com celeridade, nomeadamente na detecção e correcção dos estrangulamentos existentes nas linhas de enchimento e identificar formas de maximizar o seu rendimento. A NOS é o parceiro ideal para a implementação e teste da tecnologia 5G, tendo já demonstrado noutras áreas de actividade a sua experiência e know-how na construção de outras aplicações de digitalização».
Com recurso às soluções NOS Augmented Worker e NOS Remote Support, a equipa de manutenção no chão de fábrica SUMOL+COMPAL irá aumentar a eficiência dos seus processos, facilitando o diagnóstico de problemas e diminuindo o tempo de paragem das máquinas. As soluções permitem ainda economizar tempo e recursos com a deslocação física de fornecedores de suporte técnico.
Ambas as soluções à disposição dos técnicos de manutenção da empresa conjugam Smart Glasses e um smartphone 5G no apoio à sua actividade. A solução NOS Augmented Worker disponibiliza, aos técnicos manuais de procedimento, guias interactivos em realidade aumentada, enquanto a solução NOS Remote Support oferece suporte remoto de especialistas através de vídeo com anotações de realidade aumentada em tempo real.
A implementação destas soluções irá reduzir drasticamente o erro e o tempo de execução dos processos, nomeadamente tornando imediato o processo de transferir a informação para o software de manutenção e eliminar o suporte em papel. Numa outra vertente, irá permitir minimizar os custos associados à deslocação de equipas ou fornecedores de suporte técnico, facilitando o diagnóstico.
Esta parceria é parte integrante de uma colaboração a longo prazo para a transformação digital da Sumol+Compal que envolverá, além das soluções assentes em realidade aumentada, um projecto de sensorização IoT e uma monitorização constante dos indicadores de performance nas linhas de produção.