A Nestlé está a intensificar as suas acções para tornar 100% das suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis, até 2025, e reduzir em um terço o uso de plástico virgem neste mesmo período. A empresa acabou de anunciar um conjunto de novas iniciativas que incluem um investimento de 30 milhões de dólares para aumentar os plásticos reciclados para uso alimentar, nos EUA, um sistema de reenchimento de alimento para animais de companhia, no Chile, e uma nova embalagem em papel reciclável para os cubos Maggi organic bouillon, em França, a «primeira deste género».
Neste momento, 87% das embalagens da Nestlé (em peso) e 66% das suas embalagens de plástico já são recicláveis ou reutilizáveis.
Em Portugal, a empresa tem vindo a trabalhar as embalagens do seu portefólio de produtos por forma a torná-los 100% recicláveis ou reutilizáveis, cumprindo assim o compromisso global da companhia para 2025. Desde o início do presente ano, a Nestlé Portugal, que é também membro fundador do Pacto Português para os Plásticos, reduziu a utilização de plástico virgem em 2,5 toneladas.
A nível local, as fábricas de Avanca (multiproduto) e do Porto (Cafés Torrados) têm sido também pólos de inovação em materiais de embalagem, trabalhando sob o conceito “Sustainable by Design” e procurando, desta forma, pensar um produto em todas as suas dimensões ao longo do processo de transformação do portefólio da Nestlé em Portugal: nutrição, sabor, textura e sustentabilidade e qualidade das embalagens que os envolvem:
• Os novos snacks biológicos para bebés NATURNES Bio Nutripuffs, produzidos na fábrica de Avanca, contam já com uma embalagem 100% reciclável (lata e tampa).
• Em 2019, a Nestlé lançou em Portugal os primeiros produtos com embalagem 100% em papel, foram os casos do Nesquik All Natural e dos snacks YES!
• O caminho da reciclabilidade tem sido também desenvolvido por marcas já bem conhecidas dos consumidores portugueses como é o caso de NESTUM, cujas embalagens de toda a gama são 100% recicláveis e os cereais de pequeno-almoço NESQUIK, CHOCAPIC e ESTRELITAS que também já atingiram a reciclabilidade total.
• Este trabalho não tem sido feito apenas para os produtos direcionados ao mercados português, mas abrange também marcas internacionais fabricadas em Portugal, como são os casos da bebida de cereais EKO, que é vendida em Espanha, e da bebida de café solúvel Orzoro, que é vendida em Itália, em ambas o filme plástico retrátil que envolve as paletes que as levam para o mercado foi substituído por cartão 100% reciclado.
Além destes projectos já concretizados a Nestlé Portugal está ainda a desenvolver ensaios em diversas embalagens de outras marcas do seu portefólio:
• Tanto em cafés como em cereais estão a ser realizados ensaios para simplificação dos laminados das embalagens flexíveis, por forma a melhorar a sua reciclabilidade.
• Em Nesquik Ready to Drink e em Nestlé Júnior estão a estudar-se soluções para a reciclabilidade total das embalagens de cartão para bebidas, um projeto realizado em parceria com o fornecedor de material de embalagem e com o reciclador.
• Na marca NAN, de nutrição infantil, está também a ser trabalhada a incorporação de uma tampa e de uma colher doseadora “plant based”.
• Os pouches da marca Yogolino e de Nestlé Fruits serão lançados em breve numa nova embalagem flexível monomaterial para facilitar a sua reciclagem.
• Em Molico e em Nesquik foi também eliminado o plástico retráctil que envolve as paletes de envio para o mercado.