ALI, Astre LTL Internacional, assim é denominada a primeira rede europeia de plataformas de distribuição destinadas a optimizar tempos de entrega e cargas dos parceiros da rede Astre. Portugal está integrado no projecto através dos parceiros Torrestir e TMS.
A rede, formada por 17 plataformas distribuídas na Europa, permite que os seus parceiros depositem cargas em qualquer uma dessas localizações, lotes inteiros ou parciais, facilitando a sua distribuição. Quatro destas plataformas localizam-se na Península Ibérica – Porto (Torrestir), Lisboa (TMS), Gudalajara (Sealog) e Guipúzcoa (Bildutruck).
Para os responsáveis da ALI, “o principal objectivo desta ferramenta é ganhar eficiência e competitividade e, ao mesmo tempo, simplificar o trabalho dos transportadores associados”.
Ainda em fase de lançamento, a ALI é 100% colaborativa e responde a uma crescente procura do mercado por uma “melhoria na gestão dos desafios LTL na Europa”.
A plataforma organiza as cargas segundo as condições de venda da rede ALI e, ao mesmo tempo, os intercâmbios directos entre parceiros são favorecidos através de um sistema integrado de mensagens que depende do Pallet System, a rede de distribuição de paletes europeia, utilizada em mais de 80% das operações.