O mercado de equipamentos de movimentação automatizado (Automated Material Handling – AMH) de cargas deve atingir um valor de 53,59 mil milhões de dollars até 2024, segundo os últimos estudos realizados. Uma das razões por detrás deste impulso é a crescente presença de startups que optam de início por soluções robotizadas e pela automação dos armazéns.
A crescente popularidade dos equipamentos AMH entre as principais indústrias, deve-se à recuperação significativa no sector industrial a nível global, ao aumento dos custos laborais e a questões de segurança. No entanto, as pequenas e médias empresas enfrentam dificuldades com o investimento inicial requerido, a que acrescem os «elevados custos» de substituição e integração.
Os robôs oferecem uma «série de benefícios, como aumentar a eficiência operacional e a produtividade da produção e do armazém». Também «reduzem os custos de mão-de-obra, protegem os funcionários de acidentes e proporcionam um alto retorno do investimento». Assim, não é surpresa que a procura por robôs em unidades industriais e instalações de logísticas esteja a toda a velocidade.
Estima-se que o mercado de equipamentos AMH para sistemas de movimentação de carga unitária aumente ainda mais, uma vez que estes implicam que itens de tamanho adequado sejam organizados como se fossem uma única unidade que pode depois ser movida facilmente. É uma maneira rápida e económica de mover um grande número de itens com uma única operação.
O sector de embalagem, no entanto, deve proporcionar o maior crescimento para o mercado de AMH nos próximos seis anos, já que estes equipamentos melhoram a qualidade da embalagem. Os equipamentos podem trabalhar com vários designs de embalagens e vários tamanhos de embalagens para diferentes produtos, podendo ainda optimizar a embalagem de produtos pequenos, grandes e frágeis rapidamente, eliminando os erros humanos.