Modula adopta estratégia para mercado português

A Modula, empresa italiana dedicada a soluções de armazenagem vertical automatizada, está a apostar na sua expansão internacional, nomeadamente no mercado português.

De acordo com a informação divulgada pela empresa, em 2017 a marca “adopta uma estratégia de abrangência nacional, aumenta o investimento comercial e traz para Portugal toda a experiência adquirida em sectores diversificados e complexos, como o automóvel ou o aeronáutico”.

António Teixeira, administrador da Gesticer – Industrial Technologies SA (empresa que absorve a comercialização da marca Modula em Portugal), refere que “temos adquirido experiência e robustez no sector, nestes dois anos, em que o tempo dedicado foi no sentido da preparação dos meios de informação associados ao sistema”. Como aponta, “em 2017 queremos ser chamados para intervir em todos os projectos de melhoramento da performance logística das empresas, porque é possível reduzir drasticamente o espaço de armazenagem e diminuir os tempos de preparação de encomendas”.

Apesar de os sistemas adquiridos sejam maioritariamente para a área logística, António Teixeira afirma que a empresa já teve “vários casos de empresas que os adquiriram para outros sectores, como a produção”, dando como exemplo a armazenagem de moldes. Para o responsável, após a introdução do Modula muitas empresas passam, parte ou a totalidade do armazém, de um sistema picker-to-parts (onde os trabalhadores circulam ao lado dos corredores para retirar os artigos) para parts-to-picker (que inclui sistemas de armazenagem e retirada automatizada de um ou mais artigos e os trazem para uma posição frente ao trabalhador)”. Esta aposta permite um aumento da performance de picking e produtividade geral.

Como acrescenta, “muitos empresários confundem o Modula com os denominados carrosséis, mas é bastante diferente porque baseia-se na armazenagem em duas colunas de gaveta com um elevador central que movimenta apenas a gaveta com o artigo necessário”. O que difere dos carrosséis “que movimentam todas as gavetas para chegar-lhes a que tem o item pretendido”. Associado ao Modula vem também um WMS (Warehouse Management System).

A empresa conta com duas unidades industriais e uma sede em Itália e EUA. A Modula Portugal tem sede na zona Centro do país, em Aveiro.

Written by