A procura por uma mobilidade cada vez mais sustentável é um facto, pelo que estão a ser levados a cabo progressos graças ao trabalho conjunto dos fabricantes, das empresas de energia e das empresas de logística e transporte. Esta visão de 360 graus é a protagonista do evento organizado pela
A Scania, em conjunto com a multinacional de energia ENGIE, apresentou as soluções fornecidas pela electrificação no que diz respeito a mobilidade sustentável para o mundo dos transportes. Para o efeito foram realizados vários seminários onde foram apresentados os diferentes pontos de vista dos intervenientes envolvidos na mobilidade eléctrica e as diferentes soluções que a possibilitam.
Sebastian Figueroa, Director Geral da Scania Ibérica lembrou que a Scania tem vindo a trabalhar em transportes mais sustentáveis. “Temos a mais vasta gama de combustíveis alternativos e biocombustíveis do mercado e desenvolvemos veículos eléctricos e híbridos com um rótulo 0 que proporcionam cada vez maior autonomia». Hoje, vamos apresentar em primeira mão estes veículos que já fazem parte do transporte do futuro e que já são uma realidade”, referiu.
Já Alberto Linares Director de Logística, Pré-vendas e Soluções de Transporte Sustentável, explicou o plano de desenvolvimento da Scania para a electrificação nos próximos anos. Além disso, demonstrou os processos e as análises detalhadas rota por rota e veículo por veículo que a Scania realiza para cada cliente relativamente aos camiões eléctricos.
Os participantes no seminário puderam conduzir os veículos eléctricos Scania num percurso. O veículo 100% eléctrico, totalmente sem emissões, e o híbrido plug-in, que combina o motor de combustão com a propulsão eléctrica para se adaptar a diferentes zonas de emissão com até 60 km de alcance em modo 100% eléctrico.
Maior conectividade para um transporte sustentável
Actualmente, meio milhão de veículos da Scania conectados em todo o mundo são “mais eficientes e seguros”, devido a ferramentas como o Scania Driver Support e o sistema de gestão de frotas Scania Fleet Management, bem como à formação de motoristas, entre outras razões. “Graças à conectividade, as oficinas da Scania podem ler códigos de avarias de veículos para melhorar o serviço aos seus clientes e antecipar tempos de paragem imprevistos”, avançou a marca.
Além disso, com aplicações como a Scania Zone, cada transportador pode predefinir como e quando o seu camião deve funcionar em modo eléctrico, adaptando-se a determinadas necessidades em termos de velocidade, ruído e poluição ambiental no ambiente urbano, significando maior sustentabilidade.
A multinacional de energia ENGIE que também esteve neste encontro assinou um acordo de parceria global com a Scania destinado a apoiar os clientes da marca na transição para a mobilidade eléctrica, fornecendo soluções adaptadas às necessidades de cada cliente. Estas iniciativas centram-se nas áreas das estações de carregamento, no fornecimento de electricidade verde, na concepção optimizada de infraestruturas eléctricas (quadros eléctricos, protecções e cabos) e em ferramentas de gestão da infraestrutura e na procura de estações de carregamento que permitem “um custo ideal de fornecimento”.