Mercadona torna operações logísticas mais sustentáveis

A Mercadona divulgou que investiu mais de 90 M€ de euros, nos últimos dois anos, na reavaliação dos seus processos e implementação de novas estratégias de sustentabilidade, de forma a reforçar o seu compromisso com a defesa e respeito pelo meio ambiente.

O Sistema de Gestão Ambiental da Mercadona baseia as suas actuações na «premissa fundamental de produzir mais com menos recursos», diz o retalhista. Para tal identifica os impactos ambientais gerados pela sua actividade e define objectivos e estratégias para os reduzir em quatro áreas principais: logística sustentável; eficiência energética; produção e consumo sustentáveis e redução e gestão de resíduos.

Neste sentido, a empresa adianta que continuou a rever a sua logística e introduziu melhorias que «permitiram a optimização destes processos, tornando-os cada vez mais sustentáveis», incorporando soluções como, por exemplo, o uso de combustíveis alternativos menos poluentes. Continuou também a promover a sua Estratégia do Oito, com um conjunto de iniciativas que permitem melhorar o desempenho ambiental da sua frota, tais como o compromisso de “Compras sobre o cais”, que reduz a pegada de carbono; a implementação da “Logística Inversa” para optimizar os trajectos no regresso; ou o recurso ao ecodesign de embalagens, optimizando o espaço de carga e evitando o “transporte de ar”.

Com o esforço do seu departamento de logística e dos Fornecedores Totaler com os quais colabora, no final de 2020 a empresa conseguiu «avanços significativos». A Mercadona salienta que 99% da sua frota cumpre com o padrão de motor Euro VI, já conta com 103 camiões movidos a gás natural (GNL e GNV), realiza logística silenciosa fora das horas de ponta num total de 777 lojas e atingiu o índice de preenchimento dos seus camiões de 85%, apesar das complexas mudanças logísticas causadas pela pandemia.

Também ao nível da eficiência energética, a empresa lançou um projecto de medição em tempo real do consumo de energia de cada loja, para além da aposta da instalação de painéis fotovoltaicos como fonte de energia renovável e de redução de emissões. Em 2020 foram instalados mais de 1.400 painéis solares distribuídos em 8 centros entre Espanha e Portugal, o que permite poupar, em cada um destes centros, 15% da electricidade.

A Mercadona criou ainda no ano passado a Estratégia 6.25, que determina seis acções para a redução do uso do plástico e gestão responsável dos seus resíduos para atingir um triplo objectivo até 2025: reduzir 25% do plástico nas embalagens; que todas as embalagens plásticas sejam recicláveis e reciclar todos os seus resíduos de plástico.

Written by