Mercadona investe na infra-estrutura logística

A cadeia de supermercados espanhola Mercadona mantém o seu foco no mercado português, onde já está a dar os seus primeiros passos. Além da abertura do centro de coinovação de Matosinhos, empresa anunciou a construção de um novo bloco logístico na Póvoa do Varzim, investimento que acompanha a abertura de quatro supermercados Mercadona na região do Grande Porto, durante o próximo ano.

No último ano, a cadeia facturou 22,9 milhões de euros, mais 6% que no ano anterior. Para este ano, prevê realizar novos investimentos num total de 1.500 milhões de euros, os quais implicam, ao nível da logística, a construção de espaços logísticos em Vitoria e Abrera, Espanha.

Está também previsto um novo armazém para comércio electrónico em Valencia, assim como o centro de Parc Sagunt.

O restante investimento na infra-estrutura logística destina-se à construção de um centro em Portugal, já referido, bem como ao desenvolvimento do projecto de transformação digital com SAP, juntamente com o início do projecto online, num investimento de 20 milhões de euros.

No caso do projecto Mercadona online, cuja fase de testes decorre em Valência, a empresa prevê a construção de um novo website, aplicação móvel e um armazém próprio para distribuição em Valência, com veículos específicos de três temperaturas.

Importa ainda destacar o aumento no volume de compras a fornecedores portugueses que, em 2017, atingiu um volume de 63 milhões de euros, mais 11 milhões do que no ano anterior.

Investimento em armazém inteligente em Saragoça

A 16 de Março, a empresa anunciou a construção de um novo bloco logístico inteligente na Plaza de Saragoça. O espaço contará com uma área de 67.000m2, resultante da união de uma área de 17.000m2 recentemente adquirida com um antigo espaço de 50.000m2 adquirido em 2006. Destes, 30.000m2 destinam-se a uma área de construção.

O projecto de construção ronda os 6,5 milhões de euros e conta com um total de 50 fornecedores da área da construção. O investimento estará concluído em 2020.

O novo espaço permitirá uma ampliação da capacidade logística da rede Mercadona, a qual conta com um total de 970.000m2.

 

Written by