O Grupo Primavera apresentou o relatório “Software de gestão cloud: uma oportunidade para o setor empresarial”, onde perspetiva um crescimento do mercado de software de gestão empresarial na ordem dos 33% nos próximos 5 anos, evoluindo dos atuais 825 milhões de euros em Portugal e Espanha para, aproximadamente, 1.100 milhões de euros em 2026.
De acordo com os dados do estudo, o mercado ibérico de tecnologias cloud de apoio à gestão tem pela frente um potencial de crescimento na ordem dos 300 milhões de euros, 50 milhões de euros referentes ao mercado português e 250 milhões de euros em Espanha.
O estudo teve por base a taxa de adoção de tecnologias cloud em 2019 no mercado ibérico, que era de apenas 55% em Espanha e 45% em Portugal, face aos 75% registados nos restantes países europeus.
“A par da atual dinâmica de adoção de tecnologia e das necessidades digitais oriundas dos requisitos regulamentares fiscais e laborais, espera-se que a adoção de soluções de gestão empresarial baseadas na nuvem continue a registar as taxas de crescimento anual de dois dígitos (21% para Portugal e 17% para Espanha) como ocorreu nos últimos 4 anos”, anuncia Santiago Solanas, CEO do Grupo Primavera.
O relatório revela também que o tecido empresarial está consciente das vantagens das soluções (cloud-based): 46% das empresas consultadas consideram que os serviços baseados na nuvem permitem poupança de recursos comparativamente com a utilização de soluções instaladas; 39% defende que são mais fáceis de atualizar; 36% alega que reduzem os custos operacionais e 32% menciona que as soluções de gestão cloud facilitam o trabalho à distância em comparação com o software instalado localmente no modelo tradicional.
O estudo teve como base de incidência as mais de 165.000 empresas clientes do Grupo Primavera, numa amostra que abrangeu todos os setores de atividade e empresas de várias dimensões.