O grupo MEDWAY vai arrancar em Espanha com o seu novo centro de formação MEDWAY Training, durante o primeiro trimestre de 2019. O centro, que tem como objetivo ser referência nacional na formação ferroviária foi inaugurado em fevereiro deste ano e os seus cursos homologados pela Agencia Estatal de Seguridad Ferroviaria (AESF).
Este projecto surge para fazer face às necessidades de procura de profissionais qualificados no setor ferroviário. Em comunicado, a empresa prevê que, para cobrir as saídas no âmbito do processo de reformas ou desvinculamentos, venha a ser necessário contratar cerca de 3 mil novos maquinistas nos próximos 5 anos.
O centro vai ministrar 9 cursos: Maquinistas, Responsáveis de Circulação, Auxiliares de Circulação, Encarregados, Maquinista de Segurança e Circulação, Auxiliar de Operações, Responsável de Operação de Carga, Operador de Veículos e Manobras e Auxiliar de Cabina.
Nuno Sanches Osório, Medway Deputy Managing Director, afirma: “O Medway Training vem ajudar a suprimir o problema da falta de mão-de-obra especializada no setor ferroviário. Temos uma população de maquinistas relativamente envelhecida e a procura destes profissionais é muito elevada. Estes cursos, que têm 100% de empregabilidade, vão permitir formar e recrutar mais operacionais com um nível de formação de excelência sendo que a Medway dará sempre prioridade aos seus alunos».