‘Mary Maersk” parte de Algeciras com mais de 17.500 TEUS e bate recorde mundial
19 de Agosto de 2014
O gigante Triple – E ‘Mary Maersk’ partiu, no final de Julho, do porto espanhol de Algeciras rumo ao porto Tanjung Pelepas, na Malásia. A bordo seguem mais de 17.603 TEUS, o maior número de contentores alguma vez transportado por um navio.
No interior das centenas de contentores seguem produtos destinados aos mercados asiáticos e aos seus consumidores, nomeadamente queijo dinamarquês, congelados de carne de porco também da Dinamarca, carne de bovino da Alemanha, frutas congeladas, chocolate, alimentos doces, peixe congelado, lagostas e mariscos congelados, bulbos de flores da Holanda, produtos farmacêuticos, entre outros.
Com esta operação, a Maersk bateu o record mundial no tráfego de contentores entre a Europa e a Ásia, afirma Carlos Arias, head of the South Europe Liner Operations Cluster, da Maersk.
Os navios Triple – E são os maiores do mundo. O ‘Mary Maersk” conta com 400m de comprimento e 59m de largura e tem capacidade para 18.270 TEUS, a qual, até agora, nunca foi totalmente preenchida por falta de capacidade dos terminais. “Algeciras está a preparar-se para a utilização completa do Triple-E”, afirma o mesmo responsável, adiantando que o porto irá receber quatro novas gruas para o efeito.
Este navio foi entregue pela Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering’s (DSME) em Okpo, Coreia do Sul, em Setembro de 2013. A classe Triple – E deve o seu novo à economia de escala, eficiência energética e sustentabilidade ambiental.
Poderá assistir aqui à saída do ‘Mary Maersk’ do porto de Algeciras e acompanhar o seu percurso no site. Neste momento, o navio encontra-se no porto de Yantian, na China.