A MAN exige que os fornecedores cumpram as normas vinculativas de conformidade e sustentabilidade. «A sustentabilidade não é apenas um campo futuro central na MAN e uma garantia de sucesso empresarial a longo prazo, mas também parte da nossa responsabilidade social», diz Holger Mandel, membro do Conselho Executivo responsável pelas aquisições na MAN Truck & Bus e também no Conselho Executivo para a sustentabilidade, que formula a motivação para a recém-introduzida classificação S (Sustainability Rating). «E os nossos parceiros comerciais dão uma contribuição considerável para a viabilidade futura da MAN, razão pela qual temos claras expectativas de que os nossos fornecedores se comprometam ainda mais fortemente e sem compromissos com os objectivos de sustentabilidade no futuro», continua o responsável. As novas regras serão implementadas em Novembro como critério vinculativo para a MAN Truck & Bus e avaliarão os fornecedores no que diz respeito à sua sustentabilidade.
Em termos de conteúdo, a classificação abrange duas áreas: Por um lado, o cumprimento e, por outro, as questões ambientais e sociais. Já em Novembro de 2019, foram implementados com sucesso critérios de avaliação que lidam com riscos de corrupção como parte de um processo de Diligência Devida de Parceiros Comerciais (BPDD). Agora a área temática do ambiente e assuntos sociais está a ser acrescentada como um segundo pilar. No caso de riscos identificados, os controlos no local complementam uma avaliação dos fornecedores, pela iniciativa da indústria na promoção da sustentabilidade. Além disso, se houver suspeitas de violações dos requisitos de sustentabilidade por parceiros comerciais, por exemplo, na sequência de um relatório externo, é iniciado um novo processo de revisão.
Com a introdução da classificação de sustentabilidade, a MAN Truck & Bus está a implementar uma componente importante da Estratégia de Responsabilidade Empresarial 2025+ de todo o Grupo VW. No decurso do extenso processo de implementação nos seus parceiros comerciais, a MAN já qualificou mais de 1.500 fornecedores e, assim, assegurou a aquisição no que diz respeito aos critérios mencionados. Se um fornecedor não cumprir os requisitos de classificação S, deixará de ser tido em conta no futuro na adjudicação de contratos.
«Assegurar a sustentabilidade no processo de compra e nas relações com fornecedores é uma tarefa essencial e, para além dos aspectos financeiros, uma das mais importantes contribuições futuras das aquisições da MAN para a viabilidade futura da empresa», salienta o director de aquisições Holger Mandel. «Quem não jogar limpo não é um parceiro da MAN».