A Luís Simões recebeu a certificação de Armazém de Produtos Ecológicos no seu Centro de Operações Logísticas (COL) de Guadalajara, convertendo-se assim num dos receptores autorizados a importar este tipo de produtos na União Europeia. Este selo reconhece as empresas que cumprem as normas de sustentabilidade e garante que os produtos com os quais trabalham têm origem em agricultura ecológica.
A certificação, com validade europeia, assegura que todos os pontos da cadeia de abastecimento, desde a produção até à chegada ao consumidor final, cumprem os critérios de produção ecológica. «Este COL foi autorizado pela Comissão Europeia e registado no sistema TRACES (Trade Control and Expert System) como prova do cumprimento destes requisitos nas suas operações», diz o operador logístico, explicando que anualmente será submetido a uma auditoria independente que permitirá renovar esta certificação.
«Ter o privilégio de poder receber importações de produtos ecológicos para a União Europeia dá-nos uma vantagem competitiva na área da logística, e é mais um passo na nossa missão de alcançar um futuro logístico mais sustentável», comenta Pedro Ventura, Processes and Compliance Director da Luís Simões.
O novo selo obtido pela Luís Simões confirma as boas práticas da empresa no armazenamento de produtos ecológicos, através de operações que garantem a protecção do meio ambiente. Para além disso, certifica que no armazenamento dos produtos foi garantida a preservação da biodiversidade, a não utilização de produtos químicos sintéticos nem de Organismos Geneticamente Modificados, e ainda o respeito pelos ciclos naturais e o bem-estar animal.