Luís Simões distinguida com prémio Kaizen Lean
18 de Abril de 2016
A Luís Simões foi distinguida com o prémio Kaizen Lean, uma distinção que premeia as boas práticas no domínio da aplicação de metodologias lean na redução de tempos de execução, melhoria de eficiência de equipamentos e aumento da produtividade global das empresas.
Vencedor na categoria “Excelência na Produtividade”, o operador ibérico foi premiado pelo desenvolvimento do Projeto T4T – Trucks 4 Terminals, que tornou a operação de transporte de pasta de papel entre a unidade da Altri na Leirosa (Celbi) e o Porto Marítimo da Figueira da Foz mais eficiente e sustentável, dos pontos de vista económico, social e ambiental.
A solução recorre à utilização de veículos com maior capacidade de carga, os Gigaliners, tendo sido desenvolvida no sentido de melhor responder às caraterísticas da operação como fluxos rodoviários tensos e janelas horárias reduzidas. Paralelamente, os processos de estiva, amarração, descarga, movimentação e acessos foram alvo de uma reengenharia com o propósito de aumentar a eficiência global da operação.
A implementação do projecto permitiu a redução no custo/tonelada transportada em 8%, uma diminuição da quantidade de veículos expedidos na ordem dos 25% (menos 4.000 veículos/ano nas estradas), um aumento do peso transportado por viagem em 33% e ainda uma redução da quantidade de quilómetros percorridos. Por outro lado, existiu também um impacto direto em termos ambientais com uma redução do consumo de combustível e do volume de emissões de CO2 em 25%, um decréscimo de 30% no desgaste das vias rodoviárias por tonelada transportada e uma diminuição do tempo de ciclo na ordem dos 27%.
Dalila Tavares, Diretora Regional Transportes da Luís Simões referiu: “Estamos orgulhosos e reconhecidos por este prémio e por tudo aquilo que ele representa. O trabalho desenvolvido neste projeto é o reflexo de uma cultura de inovação e melhoria contínua que é intrínseca à forma da Luís Simões estar no mercado e que se materializa em melhorias significativas do ponto de vista económico, social e ambiental, como é o caso do T4T. Importa destacar que a Luís Simões encara a metodologia Lean como uma forma de aumentar a produtividade e a motivação dos colaboradores, mas também como um contributo para a generalização de práticas mais eficientes, numa sociedade que se pretende cada mais sustentável.”