LogisticsLab da ESCE/IPS quer inovar no ensino da logística e distribuição
10 de Maio de 2016
A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS) inaugurou ontem o LogisticsLab. O novo laboratório na área da logística e distribuição vem reforçar o investimento na investigação e no ensino mais prático daquela instituição.
O Laboratório de Logística da ESCE/IPS, ontem inaugurado, materializa uma abordagem de ensino na área da logística que conta com o envolvimento de todos os intervenientes para mais facilmente conseguir preparar e formar profissionais habilitados a ultrapassar os desafios que a sociedade actual coloca, tanto às empresas como a quem se prepara para entrar no mercado de trabalho.
Para Pedro Dominguinhos, presidente do IPS, estes laboratórios “são fundamentais para a nossa estratégia, quer de afirmação a nível regional, quer de promoção do sucesso escolar”, uma vez que a abertura às empresas reforça a utilização de metodologias pedagógicas mais activas e que permitem um melhor desenvolvimento das competências técnicas e transversais dos estudantes, como soft skills. O LogisticsLab insere-se, por isso, numa estratégia muito clara de aproximação entre aquilo que é o ensino politécnico, o ensino profissionalizante de elevado nível, sempre assente numa componente científica relevante e de aproximação às empresas. “Neste caso, os nossos alunos têm a possibilidade de explorar um conjunto de metodologias de trabalho que desenvolvem nas diferentes unidades curriculares e que depois poderão vir a aplicar no seu mercado de trabalho, na prática. Esta abordagem tem várias vantagens, além de nos aproximar do mundo empresarial, tanto daqueles que desenvolvem tecnologias como daqueles que são seus utilizadores do ponto de vista organizacional.”, salientou ainda o presidente do IPS.
O novo espaço quer dar aos estudantes “a possibilidade de contactarem com empresas e realizarem actividades que vão encontrar no local de trabalho, com vista à sua rápida inserção profissional”, salientou Boguslawa Sardinha, directora da ESCE/IPS, acrescentando que ali “os alunos poderão trabalhar com as mais recentes inovações tecnológicas e desenvolver as suas competências técnicas de forma a que a sua integração no contexto empresarial seja mais rápida”.
À Logística Moderna, Tiago Pinho e João Nabais, Directores do Curso da Licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística (diurno e pós-laboral), explicaram que “a ideia de criação do “LogisticsLab” surgiu da necessidade de fomentar um ensino baseado no saber-fazer intensificando a interacção com o tecido empresarial da região. Numa área como a logística onde os desenvolvimentos tecnológicos e a integração de sistemas de informação nas operações são uma constante, é crítico que os alunos tenham um contacto real com as melhores práticas existentes nas organizações para que possam ser profissionais de sucesso. A ESCE/IPS pretende disponibilizar um ensino diferenciador que permite uma melhor e mais rápida inserção dos nossos diplomados no mercado de trabalho, reduzindo em muito a formação on-job.”
Mas o Laboratório de Logística será também um espaço destinado à reflexão sobre problemas e desafios logísticos, quer académicos quer empresariais: “será um local para fomentar as sinergias entre a Academia, Proponentes de Tecnologia e Utilizadores de Tecnologia. Este objectivo está em concordância com o papel pretendido para os Institutos Politécnicos, como recentemente foi divulgado através do “Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos” pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior.”, lembraram os dois professores.
O novo espaço está acessível aos alunos dos diferentes ciclos formativos existentes na ESCE/IPS, Mestrado em Ciências Empresariais – Ramo de Gestão Logística e a Licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística (GDL) em regime diurno e pós-laboral. De notar que este espaço representa também um esforço de adequação da ESCE/IPS a um novo ciclo de formação os designados por Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP). Nesse sentido, será realizado um alinhamento entre as tecnologias e soluções disponíveis no “LogisticsLab” e os conteúdos das unidades curriculares de modo a que os alunos possam tomar conhecimento das boas práticas industriais e experimentar o que é transmitido em ambiente de sala de aula convencional.
Na sessão estiveram presentes membros da comunidade académica do IPS e representantes de empresas que actuam na área da logística e distribuição e dos sistemas de informação, as quais são parceiras da ESCE/IPS na criação do laboratório e de projectos de investigação, nomeadamente o porto de Setúbal, LPR, MAEIL, Tecnibite, Storax, Zetes, Havi Logistics, Entreposto Logística, Sfori, Logística Moderna e Transportes em Revista.