Logifarma reforça distribuição própria e inicia produção de energia fotovoltaica

logifarma2

logifarma2Logifarma reforça distribuição própria e inicia produção de energia fotovoltaica

19 de Outubro de 2015

A Logifarma alargou a sua distribuição própria com a abertura de duas novas plataformas logística, em Coimbra e Faro, no passado mês de Julho. Além disso, a empresa decidiu apostar na produção de energia fotovoltaica.

Como aponta a empresa, os novos armazéns funcionam em sistema de cross-docking, permitindo à empresa oferecer aos seus clientes um serviço de distribuição a temperatura controlada (2-8ºC e 15º a 25ºC). “A operação Logifarma Total teve início em Fevereiro com base no armazém principal de Sintra e com uma plataforma de apoio na região do Porto”. Com quatro plataformas em funcionamento, a empresa “reforça a sua aposta no modelo de distribuição própria, que em Agosto representava 95% das entregas efectuadas em território nacional”.
Quanto à aposta na produção de energia, como esclarece a empresa, “a aposta nas energias renováveis deve constituir uma prioridade de todos os agentes económicos, de forma a garantir a sustentabilidade energética e um ambiente mais limpo, através da redução de emissões de CO2, provenientes da combustão de combustíveis fósseis”.
Neste sentido, a empresa decidiu apostar na produção própria. A energia solar fotovoltaica constitui uma forma de gerar energia eléctrica através da conversão da radiação solar, sendo assim uma forma de energia limpa, renovável e amiga do ambiente.
A Logifarma investiu cerca de 300.000 euros, sendo que este processo teve inicio em Junho do ano passado. Em Dezembro, a empresa adjudicou a execução do projecto à Ikaros Hemera. Em Abril desde ano, depois de quatro meses de fase de colocação dos painéis e conclusão da instalação, a obra ficou concluída. O projecto ficou completamente concluído em Julho.
O payback do projecto está estimado em oito anos e o equipamento tem um período de vida estimado de 25 anos. “Este investimento vem reforçar a aposta na sustentabilidade energética e na diminuição das emissões de CO2, que teve outros exemplos na história recente da empresa, tais como a substituição da iluminação por lâmpadas LED, o aquecimento de águas com recurso a sistemas solares térmicos, e a utilização de caixas Smart & Cold, totalmente reutilizáveis e amigas do ambiente”.

Written by