A III Edição dos Prémios DHL Green & Digital Innovation, um evento organizado pela DHL Supply Chain Ibéria para reconhecer e divulgar os projetos mais sustentáveis e inovadores no âmbito da Logística 4.0, teve como vencedores a Live Fresh Biotech, a Aqtiva e a Aranco, nas categorias de Inovação para a Sustentabilidade da Cadeia de Abastecimento, Inovação para a Digitalização da Cadeia de Abastecimento e Inovação para a Robotização da Cadeia de Abastecimento, respetivamente. As empresas receberam as distinções numa cerimónia de entrega de prémios realizada esta quinta-feira, 20 de abril, em Madrid, Espanha.
Os Prémios DHL Green & Digital Innovation Awards visam reconhecer publicamente os serviços, produtos ou projetos de inovação que representam um avanço na sustentabilidade, robotização ou digitalização da cadeia de abastecimento e que têm uma aplicação prática e direta para operadores logísticos ou empresas que gerem internamente atividades de armazenagem, transporte e distribuição. Este concurso está aberto a empresas ou instituições de qualquer nacionalidade, mas que tenham uma presença ou atividade na Península Ibérica, quer através de filiais ou parceiros comerciais.
A Live Fresh Biotech, uma empresa de biotecnologia centrada na sustentabilidade do planeta e no bem-estar e qualidade de vida das pessoas, gerando uma pegada de carbono negativa e melhorando a produtividade das empresas, foi galardoada com o Prémio DHL na categoria de Inovação para a Sustentabilidade da Cadeia de Abastecimento pelas suas soluções de refrigeração sustentável, que absorvem calor e libertam frio para usos terapêuticos, médicos, desportivos e industriais. O júri tomou especial nota do facto de a empresa ter criado a primeira gama de contentores isotérmicos para veículos e contentores secos, capazes de funcionar sem qualquer tipo de fonte elétrica e adaptados às necessidades de armazenamento e transporte refrigerado de cada cliente.
O Prémio DHL para a Inovação na Digitalização da Cadeia de Abastecimento foi atribuído à Aqtiva, a primeira plataforma nativa de fiabilidade de dados capaz de se integrar em qualquer ambiente cloud. A plataforma valida a qualidade dos dados que entram no datalake, assegurando que estes satisfazem os critérios definidos pelo negócio em questão. Além disso, tem um motor baseado em IA que prevê as melhores regras de qualidade com base em cada conjunto de dados, melhorando a experiência do utilizador independentemente de o utilizador ter ou não um perfil técnico.
A Aranco ganhou o Prémio DHL de Inovação em Robotização da Cadeia de Abastecimento graças ao seu embalador móvel autónomo, um robô que trabalha sem vigilância e em colaboração. Este embalador AMR, com a sua estrutura modular em alumínio, transforma o processo atual de um operador que move a mesma palete várias vezes (trabalho improdutivo) noutro processo automatizado e controlado, no qual a máquina realiza as operações de transporte, embalagem e geração de dados, com maior segurança e economia de tempo.
Nas categorias de Inovação para a Digitalização da Cadeia de Abastecimento e Inovação para a Robotização da Cadeia de Abastecimento, foram avaliadas as melhores soluções, serviços ou produtos para alcançar progressos significativos na digitalização das atividades logísticas ou na sua automatização por meio da robótica. Especificamente, a DHL definiu como áreas de interesse a Inteligência Artificial, Blockchain, Internet das Coisas, Realidade Aumentada e Realidade Virtual, Grandes Dados para a otimização das operações de transporte e armazenamento, Robótica Colaborativa e veículos.
Já a categoria de Inovação para a Sustentabilidade da Cadeia de Abastecimento centrou-se no reconhecimento da empresa ou instituição que apresentou a melhor solução, serviço ou produto que representa um avanço significativo na sustentabilidade da atividade logística e, especificamente, em termos de redução das emissões de CO2 ou de redução na utilização de combustíveis, poupança na utilização de recursos, melhoria da gestão de resíduos na atividade logística ou na utilização de elementos reciclados.