Lactogal subcontrata gestão da infra-estrutura de comunicações à PT
30 de Setembro de 2014
A Lactogal estabeleceu uma parceria de outsourcing com a PT e implementou ferramenta de geo-referenciação. Segundo a informação divulgada pela PT, no seu site, a externalização contempla a gestão operacional dos serviços, infra-estruturas e sistemas de atendimento, bem como a gestão da segurança de todos os sistemas que suportam as operações logísticas, financeiras e comerciais.
Segundo Emanuel Loureiro, director de sistemas de informação da Lactogal, numa informação divulgada pela PT Empresas, “o elevado nível de exigência dos consumidores, a forte pressão da concorrência e os desafios do contexto económico, levam-nos a ter de adequar constantemente a nossa oferta, de forma flexível, ao mercado, a apostar cada vez mais na inovação, valorização e diferenciação dos nossos produtos, e a alargar e diversificar as nossas operações tanto a nível nacional, como internacional”. Como refere, a empresa precisa garantir que dispõe de “um sólido suporte tecnológico, que se adapte à necessidade contínua de optimização e que esteja sempre actualizado, sem termos que investir permanentemente em recursos e sem necessitarmos de ter equipas com conhecimentos especializados, alocadas a essas tarefas”. Neste sentido, a Lactogal decidiu libertar-se da gestão da sua infra-estrutura de comunicações, “recorrendo a um parceiro especializado, para podermos focar-nos exclusivamente na nossa actividade”.
De acordo com Emanuel Loureiro, “a parceria de outsourcing que estabelecemos com a PT passou a assegurar-nos a gestão operacional de todos os nossos serviços e infra-estruturas de comunicações (rede, serviços e equipamentos), assim como a gestão de todos os nossos sistemas de atendimento “service desk” (help desk, call center e suporte técnico local) e a gestão da segurança de todos estes sistemas de comunicação que suportam as nossas operações logísticas, financeiras e comerciais”.
A empresa passou a ter a seu lado equipas com know-how, que asseguram a gestão e optimização da infra-estrutura de telecomunicações, “garantido o nível de performance e características técnicas que melhor se adequam às operações que temos em cada local e o tipo de negócio que suportam, como sejam escritórios, fábricas de produção e centros de distribuição logística que operam 24×7”.
Como refere, a gestão integrada de todos os sistemas de comunicação “permitiu-nos automatizar, agilizar e simplificar processos internos, traduzindo-se em ganhos de eficiência e produtividade”.
O modelo de gestão adoptado pela PT foi desenhado especificamente para a realidade do negócio Lactogal. Todas as áreas de actuação asseguradas pela PT estão centralizadas num único interlocutor, facilitando a interacção com as equipas de suporte.
Emanuel Loureiro salienta que “a afectação mais racional e eficiente dos meios tecnológicos, aliada ao tipo de contrato estabelecido e ao acesso permanente a indicadores de performance, levaram-nos a adoptar mecanismos de controlo de custos mais rigorosos, conduzindo a uma optimização dos custos operacionais”.
O responsável sublinha ainda que foi também implementada uma solução de geo-referenciação. Esta permite à empresa “optimizar a gestão da nossa frota logística de cerca de 200 viaturas que efectuam a distribuição diária dos nossos produtos a nível nacional”. Com esta aposta, a empresa pode “planear e optimizar as rotas e percursos das nossas viaturas e saber, a qualquer momento, onde estas estão localizadas”. Emanuel Loureiro acrescenta que “esta gestão eficiente da nossa frota, permite-nos igualmente reduzir custos operacionais e assegurar uma melhor e mais rápida execução das operações logísticas”.
A Lactogal Produtos Alimentares é uma empresa agro-alimentar portuguesa dedicada à comercialização e produção de lacticínios. A empresa foi fundada pela Agros – União das Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, U.C.R.L., pela Lacticoop – União de Cooperativas de entre Douro e Mondego U.C.R.L., e pela Proleite/ Mimosa S.A., a Lactogal tem como missão produzir e comercializar, nos mercados nacional e internacional, lacticínios e outros bens alimentares.