La Redoute altera layout de armazém depois da integração da operação Espanha
11 de Março de 2014
A La Redoute procedeu, recentemente, à alteração do layout do seu armazém de Leiria. Pedro Brites, operations director Portugal & Spain da La Redoute, adianta à Logística Moderna a realização de “uma pequena alteração ao layout de modo a permitir uma maior capacidade de stock e assim absorver a operação para o mercado espanhol”. Tudo foi realizado com recursos e materiais próprios.
No fundo, a empresa optimizou o espaço onde desenvolvia algumas tarefas sem, contudo, penalizar a sua performance. “O espaço recuperado permitiu aumentar a área dedicada ao stock, com a montagem de mais estantes”, conta o responsável, acrescentando um incremento “cerca de 15% a nossa capacidade para fazer face ao aumento da actividade, face da integração da operação Espanha”.
Actualmente, a operação da La Redoute desenrola-se em Leiria, numa área de 7.600m2. A empresa tem uma capacidade de stock para 325.000 artigos em zona de picking e ainda cerca de 700 posições para europaletes. Pedro Brites salienta a dimensão e complexidade da operação. “Trabalhamos, em simultâneo, cerca de 150.000 SKUs. Basta imaginar a quantidade de produtos que aparecem numa página do nosso catálogo, em papel ou online, multiplicar pela paleta de cores, multiplicar pela quantidade de tamanhos e, finalmente, multiplicar pela quantidade de páginas”. Além disto, salienta ainda que em simultâneo a empresa “tem activas as campanhas de Primavera/Verão e Outono/Inverno”. Hoje, a La Redoute produz e expede diariamente uma média de mais de 5.000 encomendas para Portugal e Espanha.
O mercado espanhol representa, actualmente, “40% da nossa actividade logística”, sendo que é a partir da plataforma de Leiria que “saem as encomendas para os clientes de toda a Península Ibérica, Baleares, Açores e Madeira, das marcas La Redoute, Vertbaudet e Castaluna. É também à mesma plataforma, em Leiria, que chegam as devoluções de todos estes clientes”.