A KLOG e a CFL multimodal, empresa luxemburguesa com presença nos mercados europeus e que oferece serviços logísticos, acabam de anunciar o lançamento de uma nova conexão intermodal entre Sète (França) e Poznań (Polónia). Assumindo-se como uma das cinco conexões intermodais ferroviárias mais longas da Europa, esta nova solução de transporte, que será assegurada em parceria pelas duas empresas de logística, ultrapassará os dois mil quilómetros.
No seguimento da parceria de sucesso com a KLOG Logistic Solutions, com comboios regulares entre o terminal intermodal de Bettembourg-Dudelange (Luxemburgo) e o Grupo CLIP no terminal em Poznań, a CFL multimodal lançou uma nova ligação ferroviária intermodal entre Sète e Poznań, em outubro de 2022. Contando com uma viagem semanal, esta nova conexão assegura o abastecimento de artigos de decoração para casa da IKEA, no mercado espanhol, assim como de vestuário para o Grupo Inditex – detentor de marcas como a Zara, Bershka ou Massimo Dutti –, em Poznań, onde o grupo tem o seu principal armazém para responder aos pedidos online da Europa central. Enquanto principal fornecedor de logística, a CFL cargo cobre perto de dois mil quilómetros entre o terminal VIIIA-Sète e Poznań, sem paragens no percurso. A empresa Captrain Polska assume, por sua vez, a operação na Polónia.
Segundo comunicado, esta nova ligação ferroviária garante a capacidade de transporte de bens necessária para a IKEA e Grupo Inditex, já que cada comboio integra até 38 vagões. O comboio integra ainda o vagão especial para plataformas P400, permitindo flexibilidade multimodal e com carregamento rápido. Desta forma, é possível conectar os mercados espanhol e polaco em apenas 48 horas, economizando mais de 12 mil toneladas de emissões de carbono por ano. “Como as soluções de transporte intermodal têm um impacto ambiental reduzido e custos externos significativamente menores, em comparação com outras metodologias de transporte, esta colaboração revela-se crucial para um futuro mais sustentável”, explicam as empresas.
Abel López Cernadas, diretor de Importação, Exportação e Transporte da Inditex, salienta que “no Grupo Inditex estamos comprometidos em reduzir o nosso impacto no meio ambiente e queremos chegar às zero emissões até 2040. Só através da colaboração com diferentes parceiros é possível atingirmos estes objetivos, já que este tipo de parcerias permite alcançar soluções que potenciam a redução das emissões de CO2. Esta nova parceria de logística terreste, que converte o tráfego rodoviário para a ferrovia, permite-nos avançar com o nosso ambicioso objetivo de descarbonização, mantendo a agilidade e flexibilidade que caracterizam o nosso modelo de negócio.”
Também Dariusz Mroczek, gestor da Área de Transportes, das operações da cadeia de abastecimento da IKEA, afirma que: “Uma das principais prioridades da IKEA é a redução das emissões de carbono para o transporte de produtos em cerca de 70 por cento até 2030. Soluções intermodais capazes de reduzir as emissões de CO2 e a poluição do ar, de diminuir os congestionamentos na rede rodoviária europeia e que garantam uma entrega estável dos nossos produtos são fundamentais para a IKEA. Esforçamo-nos para construir relacionamentos comerciais de longo prazo com nossos parceiros. A colaboração com a CFL multimodal, a KLOG e o Grupo Inditex mostra a importância de trabalharmos juntos para transformar o setor logístico, aumentando a participação do transporte ferroviário nas distâncias mais longas, contribuindo assim para um ambiente de trabalho mais justo e sustentável”.