A Jungheinrich entregou o seu 100.000º empilhador com bateria de iões de lítio (ETV 216i), juntamente com mais 15 empilhadores idênticos, ao armazém da Amazon em Leipzig. Neste armazém já operam outros 140 empilhadores elétricos da Jungheinrich.
Atualmente, as baterias de iões de lítio, caraterizadas pela sua eficiência energética, são um equipamento padrão para a eletromobilidade sem emissões nos armazéns. Comparado com um empilhador a gasóleo da mesma classe, um empilhador elétrico com bateria de iões de lítio emite menos de metade do CO2 durante toda a sua vida útil, incluindo o seu fabrico. «Se utilizada eletricidade a partir de fontes de energia renováveis, as emissões de CO2 dos veículos em funcionamento podem ser reduzidas até 90%», adianta a empresa que explica que a tecnologia de iões de lítio contribui «para tornar a intralogística mais sustentável». Até 2025, a Jungheinrich planeia atingir uma quota de 70% no segmento de empilhadores de iões de lítio da frota vendida.
O ETV 216i entregue no armazém da Amazon em Leipzig é um empilhador da gama POWERLiNE, com a qual a Jungheinrich explora todas as vantagens da bateria de iões de lítio, desde a conceção e construção. “Os empilhadores POWERLiNE São mais pequenos, mais seguros e mais confortáveis do que todos os outros empilhadores industriais, libertando assim espaço no armazém. Outra característica especial do POWERLiNE é que os veículos são completamente neutros em CO2 até serem entregues ao cliente. Isto é assegurado pela produção particularmente sustentável e eficiente em termos energéticos, bem como por medidas certificadas que permitem compensar as emissões que atualmente ainda são inevitáveis durante a fase de produção. Para tal, a Jungheinrich investe em projetos de energia solar, eólica e de biomassa”, explica o especialista em intralogística.