Jungheinrich adquire tecnológica arculus na área dos robots móveis autónomos

A Jungheinrich AG anunciou a aquisição da arculus GmbH, empresa de tecnologia com sede em Munique que actua no sector de robots móveis autónomos (AMR). Segundo o grupo alemão esta aquisição que decorreu no quarto trimestre deste ano vem no seguimento da sua estratégia de crescimento com enfoque na automação.

A arculus concentra a sua actividade no desenvolvimento de robots móveis autónomos, plataformas de produção modulares e soluções de software para automação móvel. Para isso conta com uma equipa de especialistas em hardware e software e com instalações em Munique, Ingolstadt, Stuttgart e Dresden. Da sua carteira de clientes fazem parte fabricantes do sector automóvel e empresas industriais de vários sectores.

Com esta aquisição, a Jungheinrich adicionou, ao seu portfólio de sistemas de automação, soluções de hardware e software no que diz respeito ao sector de robots móveis autónomos que se encontra em rápido crescimento. Com o sistema de gestão de software da arculus reconhecido no IFOY Award 2021, as frotas AMR e AGV (Automated Guided Vehicles) de qualquer fabricante podem ser operadas com a interface VDA 5050. Lars Brzoska, Presidente do Conselho de Administração da Jungheinrich AG, explica que: “Com a aquisição da arculus, fomos capazes de expandir de forma abrangente a nossa experiência na área da automação. Importantes áreas de aplicação – como a recolha de pedidos directa – irão ver um forte crescimento contínuo, principalmente devido ao crescimento do e-commerce. Com a equipa da arculus, podemos alcançar uma forte sinergia de crescimento e desbloquear importantes campos de acção futuros na logística de armazéns automatizados. Juntos estamos a abrir um novo capítulo na história do armazém do futuro. ”

De salientar que a automação faz parte do plano de crescimento da Jungheinrich definido na sua Estratégia 2025+, bem como a sustentabilidade, digitalização e sistemas de energia orientados para o futuro.

 

Jungheinrich regista valores positivos nos três primeiros trimestres do ano

 

Apesar do ambiente desafiante para as cadeias de abastecimento, a Jungheinrich registou resultados positivos nos três primeiros trimestres de 2021, tendo mesmo aumentado os seus índices financeiros, em alguns casos significativamente, em comparação ao ano anterior. A entrada de encomendas atingiu os 119,4 mil equipamentos, mais 48 por cento do que no mesmo período do ano anterior. Também o valor das encomendas recebidas – que inclui a venda de máquina novas, aluguer e equipamentos usados, bem como o serviço pós-venda – excedeu o valor do ano anterior em 31 por cento, para 3,58 mil milhões de euros. A receita do grupo aumentou para 3,02 mil milhões de euros. Também o EBIT melhorou significativamente em 72 por cento, para 258,4 milhões de euros. Como resultado desse desenvolvimento positivo, a Jungheinrich aumentou em Outubro a sua previsão de entrada de encomendas e lucros para todo o ano de 2021.

O volume do mercado global de equipamentos de movimentação de carga cresceu significativamente entre Janeiro e Setembro de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior. Houve um forte aumento da procura em todas as regiões. As encomendas na Europa aumentaram visivelmente no período do relatório, principalmente impulsionados pela procura por equipamentos de armazenagem.

Lars Brzoska adianta que: “Apesar dos constrangimentos de fornecimento a nível global e dos custos de material muito mais elevados, a Jungheinrich teve um desenvolvimento de negócios muito positivo nos primeiros nove meses do ano corrente. Conseguimos, em grande parte, evitar paralisações na produção devido à gestão direccionada e oportuna da nossa cadeia de abastecimento. Esta é uma grande conquista, e gostaria de agradecer a todos os colaboradores, parceiros e fornecedores por tornar isso possível. Continuaremos a implementar medidas para garantir a capacidade de entrega da Jungheinrich. Os bons resultados alcançados e as encomendas que temos em mão dão-nos um impulso para o desenvolvimento do negócio e a implementação contínua da nossa Estratégia 2025+. ”

Written by