José Maria da Fonseca cria estrutura de distribuição própria
9 de Dezembro de 2014
A partir de 1 de Janeiro de 2015, a José Maria da Fonseca, empresa dedicada à produção e comercialização de vinho, começa a operar directamente na distribuição das suas marcas no mercado nacional, investindo numa estrutura própria criada para o efeito.
Com esta aposta, a empresa pretende ter um papel mais activo na gestão das suas marcas em Portugal e estar mais próxima dos clientes e consumidores.
“A José Maria da Fonseca foi das primeiras empresas em Portugal a ter distribuição própria, já no princípio dos anos 60, através da Sileno Distribuição. Em 2015, após cerca de 30 anos em que as nossas marcas foram distribuídas no mercado nacional através de distribuidores nossos parceiros, a José Maria da Fonseca volta a criar uma estrutura própria”, avança António Maria Soares Franco, administrador da empresa. “A distribuição é uma área cada vez mais estratégica para as empresas e achamos que chegou o momento de voltarmos a internalizar esta função tão importante”.
António Maria Soares Franco, administrador da empresa, disse à Logística Moderna que “a logística de transporte será externalizada”, acrescentando que a empresa irá “trabalhar com empresas especialistas nesta área e que nos darão garantias de fiabilidade”. Quanto à armazenagem, esta “será feita nas nossas actuais instalações”, referiu.
A empresa exporta actualmente 80% da sua produção e conta com 650ha de área de vinha. António Maria Soares Franco adiantou ainda que hoje a produção anual é de 12 milhões de garrafas e a empresa está presente com 40 marcas em mais de 70 países.
[Notícia actualizada a 10 de Dezembro às 16:15]