Jerónimo Martins inaugura centro de distribuição no Algarve
19 de Fevereiro de 2014
O grupo Jerónimo Martins inaugurou um novo centro de distribuição em Algoz, Silves, no Algarve. A infra-estrutura tem 27.000m2, contou com um investimento de 27 milhões de euros e emprega cerca de 120 colaboradores.
O novo centro do grupo pretende reduzir custos de transporte associados ao canal de distribuição para 35 lojas do Algarve e encurtar os ciclos de transporte. As lojas algarvias eram, até à data, abastecidas através do centro de distribuição da Azambuja, perto de Lisboa, refere a imprensa local.
À proximidade do cliente junta-se a proximidade com o fornecedor. Actualmente, o grupo tem 1600 fornecedores nacionais (80% do total), 40 dos quais no Algarve.
O novo centro tem diferentes temperaturas, consoante o tipo de produto, que vão desde os -20ºC. As rotas afectas ao centro realizam-se três vezes ao dia, mais uma vez consoante o tipo de produto (peixes e frutas, não perecíveis e congelados e frescos).
Além deste investimento, a empresa anunciou, na sessão de inauguração, que conta hoje com 11 centros, sendo que pretende reduzir a sua rede a três ou quatro centros. Este ano, o grupo arranca com a centralização das operações do Porto num único centro, ou seja, os actuais três armazéns serão transformados num único centro entre o final do ano e Janeiro ou Fevereiro de 2015, conta o jornal “Sul Informação”. O centro do Grande Porto terá 50.000m2 e contará com um investimento de 50 milhões de euros.