A JAGGAER lançou uma nova estratégia chamada Comércio Autónomo, uma experiência comercial B2B autónoma entre compradores, fornecedores, Internet of Things (IoT) e parceiros, que será a sua principal linha de negócio até 2022.
Com mais de cinco milhões de fornecedores globais, a JAGGAER proporciona aos compradores acesso a uma multiplicidade de fontes de abastecimento que estão estreitamente alinhadas com as suas necessidades específicas.
Mais de 450 mil milhões de euros de mercadorias passaram pela rede JAGGAER em 2021. “As perturbações da cadeia de abastecimento, a escassez de material e a fuga de talentos estão a forçar os líderes empresariais a repensar o nosso modelo tradicional de comércio empresarial”, explica Jim Bureau, CEO da JAGGAER.
Segundo o responsável, “os compradores precisam de fontes de abastecimento mais fiáveis, maior escolha e preços mais baixos. Os fornecedores precisam de um fluxo contínuo de recomendações inteligentes que alinhem as suas capacidades com as necessidades específicas dos compradores, a fim de aumentar as suas receitas e expandir os seus negócios. A revolução do comércio autónomo, tal como a revolução do comércio de consumo antes dela, traz estes benefícios tanto a compradores como a fornecedores”.
A solução Digital Mind da JAGGAER utiliza a Inteligência Artificial (IA) e a aprendizagem de máquinas para fornecer estas recomendações inteligentes, que não só reduzem o risco do fornecedor, como também permitem aos fornecedores aumentar as suas receitas. Já a Digital Mind executa autonomamente muitas das tarefas repetitivas e necessárias para facilitar o comércio empresarial, mitigando a fuga de talentos ao libertar os empregados para se concentrarem em actividades mais estratégicas e de alto valor.
Desde o mercado retalhista de consumo até ao comércio electrónico
Ao longo dos últimos vinte anos, o mercado de consumo evoluiu de uma experiência de retalho, com selecção limitada, para o comércio electrónico, que expande a selecção, reduz os preços e melhora os níveis de serviço.
Esta transformação, conhecida como a revolução do mercado de consumo, nasceu de mercados online, processos empresariais e automatização inteligente. Aplicando estes mesmos princípios ao negócio empresarial, a JAGGAER quer realizar a revolução do Comércio Autónomo.
“Durante décadas, foi pedido às equipas de compras que fizessem mais com menos. Mas na era da pandemia, estes ‘pedidos’ aumentaram ainda mais, especialmente porque as organizações dos sectores privado e público enfrentam desafios de recrutamento e retenção a todos os níveis do organigrama”, explica Jason Busch, Director-geral da Spend Matters.
“O investimento que a JAGGAER está a fazer em IA e aprendizagem automática através da Digital Mind e da sua iniciativa de Comércio Autónomo ajudará as equipas de compras a tornarem-se mais eficientes, ao mesmo tempo que identifica e executa novas oportunidades para impulsionar a poupança, o controlo de custos e o impacto dos gastos”.
“Há três anos atrás estabelecemos uma visão de como seria um mundo de Comércio Autónomo para as empresas”, explica a Gestora de Produtos da JAGGAER, Dawn Andre. “O Comércio Autónomo requer soluções em rede, inteligentes, integrais e escaláveis. Desde então, temos implantado soluções que incorporam estes princípios. Estamos muito felizes por liderar a revolução do Comércio Autónomo e por preparar os nossos clientes para abraçar esta transformação”.