A Iveco anunciou esta semana a assinatura de um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de camiões autónomos com a Plus, especialista no sector. Ambas as empresas vão integrar o sistema PlusDrive de condução autónoma na última geração dos camiões pesados IVECO S-WAY. Esta cooperação vai, igualmente, explorar a utilização do motor da Iveco alimentado a gás natural liquefeito nos camiões autónomos, entretanto desenvolvidos.
A parceria combina a experiência da Iveco no desenvolvimento, produção e comercialização de camiões pesados, com a tecnologia de ponta de condução autónoma da Plus, visando trazer rapidamente para o mercado um «camião autónomo seguro, eficiente e escalável», não só na Europa, mas também noutras regiões, como referido em comunicado.
Marco Liccardo, Director Técnico e Digital da Iveco refere: “A cooperação com a Plus representa uma excelente oportunidade para acelerar o desenvolvimento dos níveis mais elevados da automação dos camiões pesados. A IVECO está já a trabalhar em sistemas avançados de assistência à condução com empresas seleccionadas, sendo que no que diz respeito ao Nível 4 de condução autónoma é necessária a criação de um ecossistema de parceiros».
Shawn Kerrigan, Director de Operações e cofundador da Plus comentou: “Estamos muito entusiasmados com esta parceria com a Iveco, empresa que partilha a nossa visão de um futuro mais seguro e sustentável, alcançado através da implementação da condução autónoma nos camiões. As nossas equipas vão trabalhar com grande proximidade de modo a lançarmos camiões autónomos, inclusivamente uma versão a gás natural. A presença global da IVECO em mais de 160 países vai permitir-nos acelerar a nossa implantação comercial, bem como aumentar o impacto da nossa tecnologia de condução autónoma”.
Com sede em Silicon Valley, no estado norte-americano da Califórnia, a Plus está, actualmente, a aplicar a tecnologia de condução autónoma em camiões para permitir o transporte comercial autónomo em larga escala.