A Internet Industrial das Coisas (IIoT) está preparada para dar uma contribuição considerável à economia global até 2023. Quem o diz é o mais recente estudo global lançado esta semana pela Inmarsat, fornecedora de comunicações móveis por satélite móvel para implantações da IoT em toda a supply chain, que refere que as organizações de supply chain em todo o mundo esperam que a IoT aumente as suas receitas anuais em 10%, nos próximos 5 anos.
A indústria da IoT está preparada para revolucionar o funcionamento das empresas nos próximos anos. Haverá um aumento significativo de automatização e eficiência operacional através do recurso à comunicação em tempo real e máquina a máquina em todo o planeta. O acesso à conectividade confiável e resiliente, especialmente em regiões remotas ou no mar, onde as redes terrestres não estão disponíveis, mas as comunicações via satélite estão disponíveis, será essencial para o sucesso de muitas implantações da IoT.
Estes resultados foram da edição de 2018 do programa de pesquisa da Inmarsat sobre as tendências da IoT – “IoT on Land and at Sea” – onde foram entrevistadas 750 empresas de diversas indústrias, incluindo agricultura, energia, marítima e setores de transporte.
Sobre o estudo, Paul Gudonis, presidente da Inmarsat Enterprise, disse: “A IIoT está a ganhar força nas empresas modernas, com claro enfoque na tecnologia de satélite com o intuito de transformarem as suas operações e obterem vantagem competitiva. Espera-se que os dados gerados pela infraestrutura da IoT ofereçam maior transparência à supply chain global, permitindo que as empresas automatizem processos, reduzam o desperdício operacional e acelerem a taxa de produção, levando a maiores receitas e menores custos “.
Contudo, o responsável salienta que muitas empresas ainda se deparam com desafios ligados à segurança, habilidades e conectividade em implantações IoT em larga escala. Mais da metade (56%) exige habilidades adicionais de segurança cibernética e 34% ainda não têm acesso à conectividade de que precisam. “Para as empresas globais que exigem uma rede global de comunicações, a conectividade via satélite desempenhará um papel fundamental, garantindo uma transmissão de dados constante e segura onde quer que a sua infra-estrutura de IIoT esteja localizada “, concluiu.