InPost recebe certificação ISO 1401:2015

A InPost, empresa de logística especializada em entregas não-domiciliárias, obteve a certificação ISO 14001:2015. Trata-se de uma certificação válida internacionalmente que demonstra os resultados dos seus esforços para alcançar um modelo de entrega mais sustentável.

“Esta certificação reflete o espírito da InPost: eficiência e sustentabilidade, razão pela qual esta norma ISO é o nosso coração e a nossa razão de ser”, afirma Nicola D’Elia, CEO para Espanha, Portugal e Itália do Grupo InPost.

A norma ISO 14001:2015 fornece às entidades certificadas um quadro que lhes permite adaptar as suas atividades e operações comerciais com vista a cuidar do ambiente, sem negligenciar o seu negócio ou as necessidades económicas e sociais dos locais em que operam. “É uma das certificações ISO mais importantes, especialmente num contexto de crise climática que exige ações concretas, tangíveis e mensuráveis de toda a sociedade, mas especialmente das empresas, para reduzir a sua pegada de carbono e tornar as suas operações mais sustentáveis”, reconhece Nicola D’Elia.

O principal objetivo da InPost é ser Net Zero até 2040. Para o conseguir, desde há anos que a empresa tem vindo a implementar mudanças nos seus processos operacionais, que vão desde a renovação da sua frota de veículos, optando por modelos mais sustentáveis, até à redução de embalagens e plásticos. Recentemente, a InPost lançou o programa Label-Free Shipping, que elimina a necessidade de os utilizadores imprimirem etiquetas de papel para receber ou enviar encomendas. “São gestos que, muitas vezes, podem parecer simples isoladamente, mas que, em conjunto, mudam completamente a forma de fazer negócios e têm um impacto positivo na sociedade, pois envolvem toda a cadeia de valor, como no caso da InPost”, diz D’Elia.

De acordo com um estudo sobre entregas de última milha da organização South Pole, a entrega de uma encomenda num modelo de entrega não-domiciliário como o da InPost emite até menos 146 gramas de CO2 para a atmosfera do que o modelo tradicional porta-a-porta. Em números, o modelo tradicional envolve emissões de 229 gramas por entrega, em comparação com 83 gramas para o modelo não-domiciliário. A razão é que as entregas não-domiciliárias através da rede Ponto Pack e de ‘lockers’ da InPost, permitem otimizar as rotas de entrega para um menor número de viagens.

Além disso, são os utilizadores que escolhem o Ponto pack ou o ‘locker’ onde querem receber a sua encomenda, pelo que tendem a optar por locais próximos da sua residência ou local de trabalho. Isto faz com que muitas vezes andem a pé ou de bicicleta para levantar as suas compras, de modo que a chamada viagem de última milha é realmente feita “sem qualquer impacto no ambiente”.

Written by