Para celebrar, pela primeira vez, o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentares, a IKEA Portugal pretende inspirar uma mudança positiva na sociedade, demonstrando que é possível reduzir o desperdício alimentar.
A Ikea Portugal anunciou que até Agosto de 2020, conseguiu evitar cerca de 40% do desperdício alimentar, o equivalente a 213 mil refeições e uma poupança de 666 toneladas de CO2. Este é o resultado do projecto de medição do desperdício alimentar nos seus restaurantes e bistros, através de uma solução de balança inteligente – o waste watcher, iniciado em Abril de 2018.
Um terço de todos os alimentos colhidos e produzidos no mundo está a ser perdido ou desperdiçado todos os dias, que se traduz em cerca de 1,3 mil milhões de toneladas anualmente, conforme adianta a empresa. De referir que o desperdício alimentar é responsável por uma emissão de gases de efeito de estufa equivalente à da rede global de transportes terrestres, reproduzindo-se em milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera.
A segunda fase do programa, inserido na estratégia de sustentabilidade da IKEA, consiste em diminuir o desperdício que os clientes deixam no prato. Um estudo realizado a um número seleccionado de lojas IKEA, indica que o desperdício alimentar dos pratos dos clientes, pode ser «radicalmente reduzido», através de uma combinação de acções, centradas em pequenas mudanças nas formas operacionais de trabalho e na consciencialização a clientes e colaboradores, sobre o desperdício alimentar.