Iberdrola e Amazon expandem parceria global em energias renováveis

A Amazon e a Iberdrola, uma das maiores empresas de energia limpa do mundo, adicionaram 476 megawatts (MW) de acordos de compra de energia (PPA) à sua parceria global em energias renováveis, e expandiram a sua presença a cinco novos países.

Os novos PPA incluem o primeiro PPA da Amazon em Portugal, para 219 MW, com origem no Complexo Eólico do Tâmega, que passará a ser o maior parque eólico de Portugal, e cuja construção está prevista para 2025. A parceria também se expandiu para Espanha, com dois PPA de escala industrial fechados para um total de 257 MW de energia solar e eólica. Os três projetos equivalem a 1.093 GWh de eletricidade livre de carbono por ano, o suficiente para abastecer o equivalente a cerca de 300.000 casas por ano.

À parceria estratégica de 2022, para PPA de energia renovável e serviços de cloud, as duas empresas passam a permitir que ambas as partes colaborem em projetos adicionais em mercados existentes e novos. No total, desde o primeiro PPA assinado, a Amazon já contratou – em todo o mundo – mais de 66.000 GWh de energia renovável à Iberdrola.

Em agosto de 2024 a Iberdrola selecionou globalmente a AWS como o fornecedor de cloud preferencial para fluxos de trabalho de inteligência artificial (IA) generativa. Utilizando as funcionalidades de IA da AWS, a área de distribuição da Iberdrola está agora a inovar no processo de ligação à rede para novos pontos de fornecimento. A área de renováveis da Iberdrola está a otimizar o seu processo de design de parques eólicos – ao aproveitar o poder de computação da cloud da AWS – para simular efeitos de esteira (quando o vento ao passar pela turbina perde velocidade e se torna instável), e, assim, melhorar ainda mais o layout e a eficiência das turbinas eólicas.

A Iberdrola também está a recorrer a High Performance Computing (HPC) da AWS para melhorar o desempenho das simulações de previsão meteorológica em todos os seus 400 parques eólicos por todo o mundo. Mas há mais iniciativas inovadoras planeadas para 2025, que incluem a construção de uma plataforma de Desktop Virtual as a Service na AWS, com serviços como o Amazon WorkSpaces, e a implementação de uma AWS Landing Zone para apoiar a migração de processos de trabalho críticos para a Região AWS em Espanha.

Written by