A Hyster e o seu distribuidor autorizado em Portugal, GAM, estabeleceram objectivos ambientais ambiciosos a serem atingidos até 2026. Agora, a meio caminho, a Hyster revela o progresso até agora das suas iniciativas de fabrico verde e de produtos e soluções concebidas para ajudar os clientes a atingir os seus objectivos de sustentabilidade.
“Parte do objectivo global é reduzir significativamente a nossa pegada global de carbono”, explica Conal McNally, Engenheira Ambiental, Hyster Europe. “Além disso, foram estabelecidos objectivos ambientais para reduzir as emissões de carbono, as emissões de COV das operações de pintura e resíduos perigosos em 30% e o consumo de água em 20%. O nosso objectivo é também atingir a descarga zero de resíduos em todas as instalações e oferecer uma gama mais vasta de produtos alternativos que permitam aos clientes reduzir as emissões de forma rentável”.
A maioria dos processos de fabrico gera normalmente resíduos, pelo que enquanto fabricante global de produtos industriais, a Hyster reconhece a importância da utilização responsável dos materiais e está «a pressionar para mitigar a sua pegada de resíduos em todos os aspectos da cadeia de valor». A maioria dos resíduos criados no fabrico de empilhadores Hyster® é agora reciclada.
Por exemplo, em Nijmegen, nos Países Baixos, onde são fabricados os grandes camiões Hyster, qualquer resíduo não reciclável é incinerado na instalação de queima mais limpa dos Países Baixos, e o calor excedente é utilizado para aquecer o edifício da fábrica e casas próximas. Foram também instalados painéis solares para fornecer parte da energia à central.
“Já atingimos o nosso objectivo de zero resíduos para aterro na nossa fábrica em Nijmegen”, acrescenta Conal. “E a fábrica que produz camiões Hyster em Craigavon, Reino Unido, também se expandiu com iniciativas verdes semelhantes no centro da sua concepção e construção”. A nova concepção do edifício inclui uma abordagem mais inteligente ao aquecimento, uma utilização mais eficiente da luz natural, a criação de zonas de biodiversidade e um sistema de drenagem urbana sustentável (SUDS), entre outras iniciativas importantes. 97% dos resíduos do centro são agora reciclados e os resíduos para aterro foram reduzidos em quase 45%. Um especialista em plantas está a trabalhar para utilizar materiais de forma responsável na embalagem de produtos Hyster e para tornar as embalagens cada vez mais recicláveis e sustentáveis.
Para apoiar ainda mais a redução da sua pegada de carbono, a Hyster emprega também métodos de baixas emissões para entregar camiões acabados aos clientes sempre que possível. Hyster ReachStackers, por exemplo, podem ser transportados por barcaça desde as instalações de Nijmegen até ao porto principal de Zeebrugge, nos Países Baixos. O transporte por água reduz o número de camiões na estrada, o que ajuda a poupar no consumo de combustível.
“Para além de implementar processos de fabrico sustentáveis, estamos também a evoluir toda a gama de produtos Hyster para emissões baixas ou zero com avanços chave na tecnologia e design de camiões”, diz Conal. “Dos grandes camiões utilizados em portos e terminais, aos empilhadores de baixa capacidade em operações logísticas movimentadas, os produtos Hyster incorporam cada vez mais uma gama de soluções de energia limpa”.
Nesse sentido, aplicações de baterias de iões de lítio e células de combustível de hidrogénio estão a permitir à Hyster desenvolver, pela primeira vez, camiões de movimentação de contentores e ReachStackers com emissões zero. Além disso, estão a ser introduzidos motores Stage V compatíveis com as emissões da UE para camiões Hyster de grande porte com capacidades de 8 toneladas ou mais, «ajudando as empresas a cumprir a legislação sobre emissões, ao mesmo tempo que aumenta a produtividade e reduz o custo de propriedade para o cliente», diz a empresa.
Sobre lançamentos destaque para as empilhadoras Hyster® J10-18XD, com baterias de iões de lítio e uma capacidade de elevação até 18 toneladas, para um desempenho comparável ao das empilhadoras com motor de combustão interna, mas com zero emissões, bem como a série J7.0-9.0XNL de empilhadores eléctricos de 7-9 toneladas com baterias de iões de lítio totalmente integradas e carregamento rápido de oportunidades.