A GS1 Portugal divulgou a criação de um Grupo de Trabalho para o setor hortofrutícola que constitui a primeira iniciativa colaborativa com o objetivo de promover o aumento da eficiência entre produtores e retalhistas desta indústria.
Com este mecanismo, a GS1 Portugal e as empresas participantes procuram promover o alinhamento da informação requerida pelos retalhistas para a distribuição de produtos hortofrutícolas, tentando impulsionar, na mesma medida, a codificação através da Etiqueta Logística GS1-128, o que permite uma normalização alargada da informação partilhada com esse standard.
Desta forma, este Grupo de Trabalho que reúne representantes de todos os elos da cadeia de valor, tem como objetivos a promoção do alinhamento de cadernos de encargo logísticos, entre retalhistas e parceiros operadores logísticos e o aumento da eficiência na gestão dos códigos de medidas variáveis por parte dos retalhistas e dos fornecedores. Para além disso, visa também a inclusão de novos campos de informação a codificar com vista à consolidação dos requisitos de rastreabilidade, como, por exemplo, o GLN – Global Location Number do local de produção ou serviço, a região do país de origem ou a recomendação de uma data limite de distribuição, quando um produto não tem data de validade.
“Embora este seja o primeiro Grupo de Trabalho no setor hortofrutícola, a constituição de Comités e de Grupos de Trabalho é uma prática comum da GS1 Portugal, com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria e de armento de eficiência pelos participantes em cadeias de valor de outras indústrias. São exemplo disso o Comité de Boas Práticas Colaborativas, o Comité Lean & Green e o Grupo de Trabalho de Etiqueta Logística”, conforme adiantou a organização.