A GS1 Portugal, membro do Comité Estratégico da Plataforma Portugal Indústria 4.0, recebeu a 6ª reunião do Comité Estratégico da Plataforma i4.0 que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Correia Neves. Trata-se de uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Economia e a COTEC Portugal e que reúne entidades privadas e públicas com a missão de coordenar, monitorizar e avaliar a execução do programa Indústria 4.0 da Estratégia Nacional para a Digitalização da Economia.
Esta reunião incluiu uma visita ao «inovador Data Lab da GS1 Portugal», num novo edifício, contíguo às instalações da GS1 Portugal, que inclui um laboratório equipado com as mais inovadoras tecnologias, permitindo a recolha de informação, desde imagens do produto ao peso e medida, bem como o tratamento de dados logísticos de produtos do sector do retalho e de bens de consumo. Estes dados são recolhidos com o objectivo de serem partilhados, por exemplo, em plataformas de comércio digital, via e-commerce. A informação é validada através da equipa Data Quality, que faz a análise e introduz os dados na plataforma SyncPT. Esta plataforma possibilita que retalhistas e distribuidores a sincronização dos dados comerciais, regulamentares, de marketing e logísticos dos seus produtos, que estão disponíveis para venda. Esta sincronização acontece em tempo real de forma global e permite «a segurança e a qualidade» dos dados partilhados entre parceiros de negócio e com o consumidor.
Durante o encontro foram, também, lançadas as Orientações Estratégicas para a Fase II do programa, incidindo sobre medidas que promovam a efectiva produção dos efeitos da transformação digital sobre o tecido económico português, através da capacitação dos recursos humanos e tecnológicos presentes em contexto empresarial, institucional e associativo.