O Grupo Rhenus concluiu a aquisição da totalidade das ações remanescentes do Grupo Totalmédia, tornando-se proprietário único da empresa, com efeito a 1 de fevereiro de 2026. Esta operação marca a fase final da transformação da Totalmédia, iniciada com a aquisição de uma participação em 2023 e culminando no seu rebranding como Rhenus Logistics a 1 de fevereiro de 2025.
Fundada em 1998, a Totalmédia construiu uma “forte reputação” em Portugal e Espanha como especialista em Home Delivery de artigos de grande volume e dimensão. A sua integração na marca Rhenus reforçou o serviço de Home Delivery em Portugal, com uma presença nacional sólida.
Esta escala consolida a estratégia mais ampla da Rhenus de expansão da sua rede de Home Delivery em toda a Europa. Como parte das operações de Home Delivery da Rhenus em 14 países europeus, que movimentam cerca de sete milhões de envios anuais, a operação portuguesa continuará a beneficiar de uma estrutura internacional reconhecida pela inovação e pela sustentabilidade.
A conclusão da aquisição abre caminho à integração das atividades de Home Delivery e Road Logistics da Rhenus sob a nova estrutura Rhenus Overland Portugal. Esta estrutura combinada integra 16 plataformas em Portugal, das quais 10 são operadas diretamente pela Rhenus e 6 em regime de subcontratação, apoiadas por mais de 400 colaboradores e por mais de 1.000 parceiros. A divisão Overland em Portugal movimenta mais de 3,5 milhões de envios por ano e dispõe de mais de 24.000 m² de espaço de armazenagem.
“A união destas capacidades permite à Rhenus oferecer aos clientes soluções integradas mais eficientes, que combinam serviços de first‑mile, linehaul e last‑mile com armazenagem escalável e serviços de valor acrescentado”, diz a empresa. Esta transição também alinha os valores históricos de foco no cliente do Grupo Totalmédia com os princípios globais do Grupo Rhenus, incluindo pensamento empreendedor, continuidade e integridade.
“A conclusão da aquisição do Grupo Totalmédia representa um passo decisivo no reforço da nossa posição em Portugal. Com a propriedade total agora assegurada, podemos reunir as operações de Home Delivery e Road Logistics sob a Rhenus Overland Portugal, com maior clareza e direção estratégica”, afirma Frederico Beck, Managing Director da Rhenus Overland Portugal. “É um marco que reforça o nosso compromisso de longo prazo com o mercado português e estabelece as bases para um crescimento sustentável nos próximos anos.”






